Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Apresentação
Expediente
Atual
Arquivos
Submissões
Contato
Buscar
Portal de Publicações
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 7 n. 1 (2025): VII Congresso CBTecLE
v. 7 n. 1 (2025): VII Congresso CBTecLE
Publicado:
28-10-2025
Edição completa
pdf
Artigos
15 ANOS DE AVALIAÇÃO ONLINE DE INGLÊS E ESPANHOL NO CENTRO PAULA SOUZA: TRAJETÓRIA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
MARLUCY MARIA DA SILVEIRA RIBEIRO
11
pdf
A CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
GRAZIELA PIGATTO BOHN, ALÉXIA ANDRADE DO CARMO
12
pdf
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE LÍNGUAS: ANÁLISE INTEGRADA DE IMPACTOS E APLICAÇÕES
ROBERT RICHARD DAS NEVES CORREIA DOS SANTOS, ALLAN MESSIAS PINTO, CARLOS EDUARDO FRANÇA AMADOR, JEFFERSON LEONARDO DOS SANTOS SEPULVEDA, JOSÉ AUGUSTO THEODOSIO PAZETTI
13
pdf
A INTERNACIONALIZAÇÃO E O EMI: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
FABIANA IGNÁCIO, RODRIGO AVELLA RAMIREZ, ALESSANDRA FAGUNDES SILVA
14
pdf
A MOTIVAÇÃO PEDAGÓGICA E A HIPÓTESE DO FILTRO AFETIVO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA PARA FINS ESPECÍFICOS
GRAZIELA PIGATTO BOHN, LETÍCIA ESTEVES DE LIMA FIDALGO
15
pdf
ABORDAGEM TERMINOLÓGICO-DISCURSIVA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL PARA FINS ESPECÍFICOS
JEAN CARLOS DA SILVA ROVERI
16
pdf
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE ESPANHOL: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E EXPERIÊNCIAS
ELAINE CRISTINA DE ARAUJO
17
pdf
ATIVIDADE SOCIAL EM AULAS DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS
MARIA CRISTINA PEREIRA DA SILVA, ULYSSES C.C. DIEGUES
18
pdf
AULAS DE INGLÊS E PROJETO INTEGRADOR: UMA PARCERIA POSSÍVEL
PATRÍCIA JANUÁRIA DA SILVA CUNHA BARBOSA
19
pdf
AUTONOMIA E “SALA DE AULA INVERTIDA”: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA DAS FATECS
TIAGO REBECCA
20
pdf
AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA
MARGARETH RAMOS TEIXEIRA MIYAMOTO
21
pdf
AVALIAÇÃO ORAL EM L2: COMPANY PRESENTATIONS COMO EM DIFERENTES NÍVEIS - UM WORK IN PROGRESS
ILKA MARIA DE OLIVEIRA SANTI
22
pdf
CELIN – CENTRO DE LÍNGUAS: INTERNACIONALIZAÇÃO E ACESSO AO ENSINO DE LÍNGUAS NO IFSP CAMPUS AVARÉ
JEAN CARLOS DA SILVA ROVERI, LUANA LACERDA BATISTA, IURI SINGH DE MOURA ROQUE
23
pdf
CLIL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS NO ENSINO DE INGLÊS
ADRIA KEZIA CAMPOS LIMA
24
pdf
CONTRIBUIÇÕES PARA A CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVA PÓS-MÉTODO NO ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS
RENATA FERNANDES
25
pdf
DAS FITAS CASSETES À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM DE INGLÊS COM O USO DE TECNOLOGIAS
NARJARA FERREIRA MITSUOKA
26
pdf
DO ZERO À ENTREGA: GESTÃO DE PROJETOS COM SCRUM USANDO INGLÊS COMO MEIO DE INSTRUÇÃO NA CRIAÇÃO COLABORATIVA DE UM WEBSITE EM SALA DE AULA
OTAVIO DOS SANTOS GAIJUTIS, LÍGIA GARCIA RIBEIRO DE ARRUDA
27
pdf
EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA 4.0: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE BIG DATA
ROSANGELA APARECIDA DE QUEIROS MANDUCA
28
pdf
EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS: O PAPEL DOS PROJETOS COLABORATIVOS INTERNACIONAIS (PCIS) NA FORMAÇÃO E EMPREGABILIDADE DOS ALUNOS DA FATEC DE BRAGANÇA PAULISTA
NATALIE NARA MASTRANGI GOES, ANA LÚCIA LEME PRESTES, LILIAN DE SOUZA, ROSEMARY APARECIDA DE SOUZA, VERA ENCARNAÇÃO JORDAN DE AGUIAR
29
pdf
EDUCAÇÃO TÉCNICA E IA EM SALA DE AULA: REPENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ERA DIGITAL
LUCINEIDE BISPO DOS REIS LUZ, RENATO HENRIQUE DA LUZ
30
pdf
ENSINO DE ESPANHOL EM TEMPOS DIGITAIS: POTENCIALIDADES DO CHATGPT E DO EDUCAPLAY NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
ANA CRISTINA BORGES FIUZA, HIGOR DIAS SILVA, GUILHERME DE OLIVEIRA RODRIGUES
31
pdf
ENSINO DE INGLÊS E AVALIAÇÃO FORMATIVA COM JOGOS DIGITAIS: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
DIEGO RIBEIRO SANTOS, MARIA EUGENIA BATISTA
32
pdf
ENSINO DE INGLÊS FORMATIVO E INSTRUMENTAL NO BRASIL: FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS DIVERSOS
ADRIANA SALVANINI, FELIPE RODRIGUES DE JESUS EMERICK
33
pdf
ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA EM CURSO DE EVENTOS: O USO DE CORPORA PARA DESENVOLVER ATIVIDADES DIDÁTICAS COM FINS ESPECÍFICOS
SILMARA RIBEIRO MOSCATELLI
34
pdf
ENTRE CANÇÕES E CONEXÕES: A MÚSICA COMO PONTE PARA O ENSINO DE ESPANHOL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
MARIA AUXILIADORA DE FREITAS BASTOS MATIAS, SIMONE CRISTINA MUSSIO
35
pdf
ENTRE SABERES, LINGUAGENS E IDENTIDADES: A EXPERIÊNCIA DE UM PCI NO CURRÍCULO DO ENSINO SUPERIOR
JOSÉ CARLOS BARBOSA LOPES
36
pdf
ERRO OU CAMINHO PARA ACERTO? PERSPECTIVAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NO ENSINO TECNOLÓGICO
ADRIANE BELLUCI BELLORIO DE CASTRO, MARIA FERNANDA MARTINS, MARCO ANTONIO NAGAO
37
pdf
ESCRITURAS NARRATIVAS: CINCO EDIÇÕES DE UM PROJETO INTERNACIONAL DE NARRATIVAS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE ESPANHOL
ODENILDO DE FRANÇA ALMEIDA
38
pdf
ESPANHOL PARA FINS ESPECÍFICOS E FORMAÇÃO CRÍTICA: SENTIDOS CONSTRUÍDOS POR ALUNOS DE COMÉRCIO EXTERIOR EM PROJETO INTERNACIONAL COLABORATIVO
MARIA EDNA DA SILVA GOMES
39
pdf
FORMAR PARA LER E INTERPRETAR: O ENSINO DE INGLÊS NO MTEC E SEUS DESAFIOS
BEATRIZ GALHARDO OLIVA SANCHES
40
pdf
GAMIFICAÇÃO NA LÍNGUA INGLESA: PROCESSOS CRIATIVOS NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO
ALEX MOURA SILVA, ANDERSON RODRIGUES, VALDECI VELOSO DE MATOS
41
pdf
IDENTIFICAÇÃO DE LACUNAS LINGUÍSTICAS DE PRONÚNCIA E VOCABULÁRIO EM INGLÊS DE CONTROLADORES DE TRÁFEGO AÉREO EM FORMAÇÃO: UM ESTUDO BASEADO EM CORPUS ORAL DE APRENDIZES
ELIDA MARIA RODRIGUES BONIFÁCIO
pdf
INGLÊS EM LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS: ATIVIDADE SOCIAL COMO PRÁTICA TRANSFORMADORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ULYSSES C. C. DIEGUES
43
pdf
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E INOVAÇÃO NO ENSINO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO
RUBENS LACERDA DE SÁ
44
pdf
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EXPLICÁVEL NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS PARA A FORMAÇÃO TÉCNICA: CAMINHOS PERSONALIZADOS E ÉTICOS PARA A EDUCAÇÃO DO FUTURO
SERGIA LUCIA BORGES MILANEZ, ALESSANDRO APARECIDO SANDRINI
45
pdf
INTELIGENCIA ARTIFICIAL NA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LINGUAGEM EM ESTUDANTES COM DEFASAGEM NA ESCRITA
KATHIA ALEXANDRA LARA CANIZARES, ANISE DE ABREU GONÇALVES D´ORANGE FERREIRA
46
pdf
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE INGLÊS TÉCNICO: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS CONCLUINTES DE ADS DA FATEC INDAIATUBA
LUCAS DA SILVA DELLIS, LETICIA CAMARGO MARMO RANGEL DE ANDRADE, DANILO SÉRGIO SORROCE
47
pdf
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS
PRISCILA SANTOS OLIVEIRA
48
pdf
INTERNACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO NA PRÁTICA: UM RELATO DE PROJETO COLABORATIVO INTERNACIONAL ENTRE BRASIL E EUA
KÁTIA CRISTINA GALATTI, TALITA BOTELHO NUNES
49
pdf
LANGUAGE EDUCATION FOR SUSTAINABILITY: IMPLIED LITERACY AND THE SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS (SDGS) IN ENGLISH CLASSES
JANAINA OLSEN RODRIGUES
50
pdf
LETRAMENTO DIGITAL NA ERA DA IA: QUAL O PAPEL DO PROFESSOR DE LÍNGUAS?
ELIZABETE CAROLINA TENORIO CALDERON, ELIZA SILVANA DE SOUZA
51
pdf
LEVANTAMENTO DA OFERTA DE DISCIPLINAS RELACIONADAS AO ELFE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM OLHAR SOBRE A REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
CLÁUDIA MARIA PAIXÃO MATTOS
52
pdf
LINGUAGEM, TRABALHO E TECNOLOGIA NO CURSO TÉCNICO DE TEATRO DA ETEC DE ARTES
MAYRA MARTINS GUANAES
53
pdf
MAIS DO QUE PALAVRAS: O GÊNERO NOTÍCIA E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
PRISCILA SANTOS OLIVEIRA, MARILUCE RODRIGUES
55
pdf
MEDIAÇÃO MULTILÍNGUE/INTERCULTURAL NO ENSINO TÉCNICO: LIBRAS, PORTUGUÊS E TI
INGRID ANTUNES CARVALHO, MARCELO LIMA OLIVEIRA SANTOS
55
pdf
METODOLOGIA ATIVA, ABORDAGEM COMUNICATIVA E SITUAÇÕES AUTÊNTICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
MARCO ANTÔNIO NAGAO, MARIA FERNANDA MARTINS, ADRIANE BELLUCI BELLORIO DE CASTRO
56
pdf
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE INGLÊS: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA FATEC SEBRAE
ELIANE MENDES CIEPLINSKI, ÉRICA SCHMIDT, MÔNICA ÉBOLIS DE NIGRIS, MARIA CRISTINA PEREIRA DA SILVA
57
pdf
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUAS: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE LÍNGUAS DA FATEC RUBENS LARA
DENISE DURANTE, CYBELLE CROCE ROCHA CRANE
58
pdf
MODERNIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO: TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS
PAULO SERGIO PINHEIRO ROSA
59
pdf
MULTILETRAMENTOS E METODOLOGIAS ATIVAS EM OFICINAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ETEC EM SOROCABA
MARLEI ROSE RENZETTI TARTONI
60
pdf
NA BUSCA PELO ENSINO OMNILATERAL: A PRODUÇÃO DE VÍDEOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
LINDA CATARINA GUALDA
61
pdf
O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA DIDÁTICA CRÍTICA INTERCULTURAL E DECOLONIAL
WELLINGTON AIRES DA CRUZ PEREIRA, RAFAEL VINICIUS COSTA CORREA
62
pdf
O LÚDICO COMO FERRAMENTA DIMINUIDORA DO FILTRO AFETIVO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA PARA FINS ESPECÍFICOS
JONATHA DE ALMEIDA ALBERTO
63
pdf
O MANGÁ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE LETRAMENTO CRÍTICO E ARGUMENTAÇÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA EM OBRAS DE JUNJI ITO
RICARDO CELESTINO, ANDRÉ JAIME RANGEL
64
pdf
O USO DAS IAS PARA A DECOLONIALIDADE NO CONTEXTO DE ELABORAÇÃO DE IMAGENS PARA CURSOS DE LÍNGUAS NA FATEC ITU; POSSIBILDADES E DESAFIOS
THOMAS FELIPE RODRIGUES
65
pdf
O VOCABULÁRIO EXCLUDENTE EM ÂMBITO ESCOLAR: LÉXICO, IDEOLOGIA E CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA NA ESCOLA
THIAGO TADEU FERREIRA DE OLIVEIRA
66
pdf
PADRÕES LEXICAIS EM LETRAS DE MÚSICAS: UMA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL COM TEXTOS GERADOS POR HUMANOS E POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
MARIA CLAUDIA NUNES DELFINO
67
pdf
PERSPECTIVAS MULTIPLURAIS: VARREDURA DESCRITIVA À LUZ DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E LINGUÍSTICAS EM FINS ESPECÍFICOS
BÁRBARA SOARES DA SILVA
68
pdf
PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: PERCEPÇÕES DISCENTES E DESAFIOS FORMATIVOS
LUCINEIDE BISPO DOS REIS LUZ, RENATO HENRIQUE DA LUZ
69
pdf
PORTUGUÊS NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: CAMINHOS NO CURSO DE JOGOS DIGITAIS
SILVIA AP. JOSÉ E SILVA
70
pdf
PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE UM CURSO ESPANHOL COM FOCO EM INTERNACIONALIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA TECNOLÓGICA: ELEMENTOS PARA A PROMOÇÃO DE CULTURA DE PAZ E JUSTIÇA SOCIAL
VIVIANE CRISTINA GARCIA DE STEFANI
71
pdf
PROJETO KARAOTEC: O CANTO E A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
PEPITA DE SOUZA FIGUEREDO
72
pdf
PROJETO NOVA ERA-CURSO DE INGLÊS PARA A MELHOR IDADE- DESAFIOS E BENEFÍCIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM
SONIA MARIA DE BARROS ALBERTO
73
pdf
PROJETOS COLABORATIVOS INTERNACIONAIS NA ERA DA IA: FERRAMENTAS PARA ANÁLISE
MARIA CLAUDIA NUNES DELFINO, NEUSA HARUKA SEZAKI GRITTI, PATRÍCIA SALES PATRÍCIO, REGIANE SOUZA CAMARGO MOREIRA
74
pdf
ROTINA PEDAGÓGICA ESTRUTURADA E MEDIAÇÃO EFICAZ: UM RELATO DE PRÁTICA NO ENSINO DE INGLÊS NA ETEC DE LINS
SIDNEI ANTONIO PEREIRA FILHO, ANA CAROLINA RIBEIRO DE ALMEIDA SOUZA
75
pdf
SITUAÇÕES-ALVO PARA UM CURSO DE INGLÊS NA ÁREA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
LUCIANA MORAES SILVA OCTAVIANO
76
pdf
THE USAGE OF AI TO PLAN LANGUAGE CLASSES
ELIZABETE CAROLINA TENORIO CALDERON
77
pdf
TRABALHANDO COM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS AULAS DE INGLÊS DO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: ALGUMAS SUGESTÕES
ADEMAR TAVARES NETO JUNIOR
78
pdf
TRABALHO E O ENSINO DE LÍNGUAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTADO DA QUESTÃO
HAYANNY DYMARA BORGES DE MELO
pdf
TRANSLINGUAGEM E SURDIDADE: DOIS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM OFICINAS DE LIBRAS ONLINE
JULIANA PELLEGRINELLI BARBOSA COSTA
80
pdf
WEBSITE PROFEDEELE.ES E A INDISSOCIABILIDADE ENTRE A LÍNGUA E A LITERATURA
HELOISA HELENA RIBEIRO DE MIRANDA
pdf
Idioma
Português (Brasil)
Español (España)
English
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Indexadores