ROTINA PEDAGÓGICA ESTRUTURADA E MEDIAÇÃO EFICAZ: UM RELATO DE PRÁTICA NO ENSINO DE INGLÊS NA ETEC DE LINS

Autores

  • SIDNEI ANTONIO PEREIRA FILHO Etec Lins
  • ANA CAROLINA RIBEIRO DE ALMEIDA SOUZA Etec Lins

Palavras-chave:

rotina didática, ensino de inglês, Doug Lemov, Centro Paula Souza, avaliação externa

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a construção de uma rotina didático-pedagógica no ensino de língua inglesa para turmas do Ensino Médio com itinerário formativo de Linguagens e suas Tecnologias e para turmas dos MTECs – sigla que designa o Ensino Médio com Itinerário de Formação Técnica Profissional, oferecido nas Etecs (Escolas Técnicas do Estado de São Paulo), em que os estudantes cursam simultaneamente o ensino médio e uma formação técnica integrada. A proposta se ancora em uma sequência de aulas com estrutura previsível e coerente, baseada em etapas fixas que organizam o conteúdo de maneira didática: Conteúdo, Objetivos, Para começar (warm up), O que é (foco no conteúdo), Na prática, O que aprendemos hoje (encerramento) e Referências.

Downloads

Publicado

28-10-2025