MEDIAÇÃO MULTILÍNGUE/INTERCULTURAL NO ENSINO TÉCNICO: LIBRAS, PORTUGUÊS E TI

Autores

  • INGRID ANTUNES CARVALHO Unifesp
  • MARCELO LIMA OLIVEIRA SANTOS Senac

Palavras-chave:

Libras, multilinguismo, ensino técnico, mediação intercultural, inclusão

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a atuação colaborativa de uma intérprete de Libras e o professo regente, em um curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática, evidenciando os desafios específicos da mediação em um contexto tri/multilíngue que envolve Libras, Português e terminologia técnica (por vezes na língua inglesa). Fundamentado nos conceitos de multilinguismo (Cavalcanti, 1999,2007) e mediação intercultural (Perlin e Strobel, 2006), o relato destaca a importância de estratégias pedagógicas que reconheçam a Libras como língua de instrução e promovam a acessibilidade aos conteúdos técnicos.

Downloads

Publicado

28-10-2025