O MANGÁ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE LETRAMENTO CRÍTICO E ARGUMENTAÇÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA EM OBRAS DE JUNJI ITO
Palavras-chave:
Interculturalidade, Multilinguismo, Mangá, Letramento crítico, Formação discursivaResumo
A escola contemporânea enfrenta o desafio de formar indivíduos críticos e ativos, capazes de interagir de maneira consciente e responsiva em um mundo cada vez mais complexo e interconectado. Isso exige um ensino de Língua Portuguesa que vá além das abordagens tradicionais, incorporando uma variedade de linguagens e modos de expressão. Neste contexto, surge a proposta de utilizar o mangá como uma ferramenta educacional poderosa, devido à sua natureza intrinsecamente multilinguística e intercultural. Os mangás são obras de arte que combinam elementos visuais, textuais e simbólicos de forma complexa, o que os torna exemplares na prática do multilinguismo. Essa coexistência de diferentes sistemas linguísticos dentro de uma narrativa única oferece aos educadores uma oportunidade para explorar a linguagem de maneiras novas e inovadoras.
