ERRO OU CAMINHO PARA ACERTO? PERSPECTIVAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NO ENSINO TECNOLÓGICO

Autores

  • ADRIANE BELLUCI BELLORIO DE CASTRO Fatec Botucatu
  • MARIA FERNANDA MARTINS Fatec Botucatu
  • MARCO ANTONIO NAGAO Fatec Botucatu

Palavras-chave:

Análise Contrastiva, Análise do erro, Crenças, Prática reflexiva

Resumo

A presente proposta de trabalho apoia-se na perspectiva da Linguística Aplicada que aborda a linguagem em uso por meio de um enfoque transdisciplinar cujo propósito é refletir sobre a teoria a partir da prática (Rajagopalan, 2003; Moita Lopes, 2006). Fundamenta-se também na teoria de Krashen (1985 apud Lima, 2011) e sua hipóteses sobre a aquisição e a aprendizagem de segunda língua. Para este autor, enquanto a aquisição é um processo que envolve a aprendizagem intuitiva e subconsciente da linguagem, o conceito de aprendizagem refere-se à conscientização e à aplicação das regras formais da linguagem.

Downloads

Publicado

28-10-2025