APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE ESPANHOL: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E EXPERIÊNCIAS
Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Projetos, aprendizagem de espanhol, tecnologiasResumo
Este workshop tem como objetivo elaborar propostas didáticas para a aprendizagem de espanhol com base na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e no uso tecnologias, no contexto do ensino técnico. Como objetivo mais específico, considera-se uma reflexão crítica acerca do modelo da ABP de Hernando Calvo (2016), da Pedagogia Pós-Método (KUMARAVADIVELU, 2003; 2006), das Metodologias Ativas (BACICH; MORAN, 2018) e da aprendizagem de línguas estrangeiras mediadas por tecnologias (MAYRINK; ALBUQUERQUE-COSTA, 2017). Destinado a estudantes e professores de espanhol em formação inicial ou continuada, o workshop será estruturado em dois momentos complementares: na primeira parte, de caráter expositivo-dialogado, serão discutidas perspectivas teóricas relacionadas ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares pautados na ABP e no uso de tecnologias, com ênfase na reflexão sobre os papéis do estudante no processo de ensino-aprendizagem e do professor como pesquisador e transformador de sua própria prática.
