PRÁTICA DE INTERDISCIPLINARIDADE EM TECNOLOGIA DE CIÊNCIA DE DADOS: RELATO DE ABP EM PESQUISA CIENTÍFICA DESENVOLVIDA POR ALUNOS DO PRIMEIRO SEMESTRE
Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Projetos, Interdisciplinaridade, Gestão Ágil de Projetos, Texto Acadêmico Científico, Metodologia de Pesquisa Científico TecnológicaResumo
O presente relato de experiência insere-se na área de gestão ágil de projetos, metodologia de pesquisa científica tecnológica e produção de texto acadêmico científico, no sentido de abordar uma experiência para transpor os obstáculos entre disciplinas com uso da aprendizagem baseada em projetos (ABP). Com o objetivo de apresentar o desenvolvimento e resultados de um projeto interdisciplinar em um contexto de aulas remotas. Assim como, aplicar CRISP-DM, desenvolver visão prospectiva, especificar e aprovar documentos requeridos pela metodologia vigente. Para tanto, a base teórica, fundamenta-se em Richartz (2015), Chiang eLee (2016), Corradini e Mizukami (2011), Paranhos e Mendes (2010), Nagai e Izeki (2013), Busse Makedanz (2017), English e Kitsantas (2013), Ferrito et al (2016) e Klein et al (2019). Apoia-se nos recursos da CRISP-DM, Publish or Perish (PoP) e VOSwier. Os discentes atingiram resultados positivos na integralidade e no aprender a desenvolver uma pesquisa científica.