Informações para Leitores
Para que internalizem as metodologias ativas e os recursos digitais pedagógicos os professores devem ter consciência de que também estão em processo de aprendizagem. O aprendizado do ser humano, independe da profissão e será sempre contínuo, por isso é tão importante destacar os quatro pilares da educação (aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver). Com o professor não é diferente. Em ambiente remoto os primeiros passos aprendidos relacionaram-se a plataforma, seu funcionamento, os recursos disponíveis, entre outros, o que promoveu reflexões como a maneira de ensinar (metodologias ativas/recursos digitais pedagógicos) e, consequentemente, a de avaliar. Estamos voltando aos poucos ao ambiente físico e novas reflexões devem surgir. A troca de experiências e encontros online são algumas das principais estratégias de aprendizagem para garantir o sucesso na formação continuada de professores para a educação híbrida de forma inovadora.
Compartilhar metodologias, recursos digitais pedagógicos e formas de avaliar, refletindo e buscando adaptações é uma das maneiras de evoluirmos para o novo cenário da educação, o ensino híbrido, uma vez que a aprendizagem acontece nos momentos de interação e conexão com os outros.
As experiências compartilhadas podem contemplar também a gestão escolar. Tecnologias e infraestrutura, como internet, equipamentos, ambientes de aprendizagens inovadores, qualificação profissional e atualização curricular acendem um alerta aos gestores escolares, sendo desejável debater também sobre esses assuntos e os investimentos necessários.
Compartilhar as experiências adquiridas durante o processo enriquecerá o caminho a ser traçado para o futuro da educação e seus envolvidos. Por esses motivos, a Cesu vem criando a cultura de debater assuntos relevantes à qualidade da educação, promovendo anualmente debates e trocas de experiências entre docentes e a comunidade interessada.
O Fórum de Metodologias Ativas, cujos anais levam o mesmo nome, tem como objetivo promover a reflexão sobre o assunto com docentes, gestores educacionais e empresas no que diz respeitos às metodologias de ensino e aprendizagem, por meio de debates e trocas de experiências.
ISSN 2763-5333