Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Contemplar as normas contidas no edital
  • A obra deve ser inédita e totalmente de autoria própria
  • Submeter 2 arquivos: um COM identificação dos autores e outro SEM identificação, ambos completos, da página de rosto até o referencial, apêndices e anexos (se houver)
  • Nomes de autor e coautor são iguais no relato com identificação e no cadastro da submissão. Máximo de 1 autor + 1 coautor
  • Utilizar o template fornecido sem haver alterações no layout
  • Não conter fotografia exibindo pessoas, mesmo que parciais ou não identificáveis. As fotografias permitidas podem exibir somente objetos, animais, construções, maquetes, ambientes etc. sem que apareça qualquer pessoa.

Diretrizes para Autores

Os relatos submetidos serão avaliados e aqueles cuja nota final esteja acima de SEIS (6,0) comporão os anais do evento. Os 32 relatos com melhor pontuação serão convidados para apresentar comunicação oral. As notas dos relatos de experiência são sigilosas e não serão divulgadas sob nenhuma hipótese.

Autores e/ou coautores que venham a compor a Comissão Científica responsável pelas avaliações dos relatos submetidos poderão participar com submissão, porém não estarão aptos a concorrer para a apresentação oral mesmo que a pontuação de seu relato esteja entre as 32 melhores.

Temáticas para submissão dos relatos: abordagem por projetos em componentes curriculares, projetos integradores e aplicação de simuladores em desenvolvimento de projetos.

Donwload do Template para submissão do relato

 

1ª Etapa: habilitação/desabilitação

Os relatos submetidos serão habilitados para a 2ª etapa ou desabilitados a participar (eliminados) pelos seguintes motivos:

· Não contemplar as normas contidas neste edital;

· Plágio;

· Divergência entre os nomes de autores que constam no relato e na inscrição;

· Conter nomes de autores na versão SEM IDENTIFICAÇÃO;

· Não ter utilizado o template fornecido ou haver alterações no layout do template;

· Não ser obra inédita;

· Conter fotografia exibindo pessoas, mesmo que parciais ou não identificáveis. As fotografias permitidas podem exibir somente objetos, animais, construções, maquetes, ambientes etc. sem que apareça qualquer pessoa. A utilização de fotografias que não sigam essas características acarretará desabilitação do relato submetido.

 

2ª Etapa: Avaliação

Os relatos habilitados serão avaliados pela Comissão Científica que observará os seguintes critérios para aplicação de uma nota de 0 a 10:

1. Consistência na abordagem metodológica e na argumentação;

2. Contribuições efetivas para a educação;

3. Clareza, objetividade e fluência do texto;

4. Relevância, inovação, pertinência e atualidade do relato;

5. Contemplação de todos os itens solicitados no template ou a justificativa de sua ausência;

6. Uso correto do template (formato e requisitos) e atendimento às normas adotadas pela comissão organizadora;

7. Seguir as normas ABNT.

Os relatos que tiverem duas notas acima de SEIS (6,0) estão automaticamente aprovados para constar nos Anais e concorrerão a apresentação oral. Aqueles que tiveram uma das avaliações abaixo de SEIS (6,0) serão submetidos a uma terceira avaliação. O relato que não obtiver nota mínima SEIS (6,0) nas duas avaliações fica automaticamente reprovado.

A nota final será a média aritmética das notas obtidas.

 

3ª Etapa: Classificação

Os relatos que alcançarem a nota final igual ou superior a SEIS (6,0) estarão classificados para compor os Anais do Evento. Dentre estes, os relatos melhores pontuados serão convidados a fazer a apresentação oral, sendo limitado a no máximo 32 apresentações.

 

Estrutura do relato

As seguintes partes descritas a seguir deverão estar contempladas no relato:

· Resumo: sintetizar o trabalho, incluindo os objetivos da aprendizagem, referencial teórico, a metodologia ativa empregada, seus resultados (parciais ou totais) e considerações/reflexões sobre a prática pedagógica.

· Palavras-chave: 3 a 5 palavras-chave que reflitam o conteúdo do trabalho e que não constam no título. Não devem estar em negrito.

· Introdução: introduzir o assunto e destacar o local onde desenvolveu a prática pedagógica (Fatec/Etec/Nome da Instituição de Ensino), o nome do curso, o tipo de curso (Técnico/ Tecnológico/ Bacharelado/ Licenciatura) e a denominação do componente curricular. Cuidado para não se identificar no texto.

· Referencial Teórico: mencionar trabalhos já existentes sobre o tema na atualidade.

· Objetivo(s) da aprendizagem e competência(s) desenvolvida(s): os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender. Descrever a aprendizagem esperada dos alunos (Fonte: http://www.movimentopelabase.org.br); entende-se por competência profissional a capacidade pessoal de mobilizar articular e colocar em ação, conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico (Fonte: CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002).

· Avaliação da aprendizagem (se houver): relatar como foi(foram) realizada(s) a(s) avaliação(s).

· Resultados obtidos: relatar o que foi possível observar/ verificar/ mensurar sobre a aprendizagem e as competências profissionais e socioemocionais (se houver).

· Dificuldades encontradas (se houver): relatar as dificuldades encontradas na implementação da metodologia ativa.

· Considerações Finais: relatar de forma sucinta como foi a experiência do docente e discentes com a metodologia ativa, recursos digitais pedagógicos, entre outros, destacando os pontos positivos e negativos (se houver).

· Referências: referenciar apenas os trabalhos citados no texto. Fontes consultadas e não referenciadas no texto não devem constar. (As citações e referências devem seguir as normas da ABNT.)

· Justificativa: definir o que motivou a implantação da inovação e a estratégia adotada: relatar quais caminhos foram trilhados para realização da inovação, como investimentos financeiros, reunião com o colegiado, plano(s) de ação etc.

· Resultados obtidos: relatar o que foi possível observar/verificar/mensurar após implantação.

· Considerações Finais: relatar de forma sucinta como foi a experiência, destacando os pontos positivos e negativos (se houver).

· Referências: referenciar apenas os trabalhos citados no texto. Fontes consultadas e não referenciadas no texto não devem constar. (As citações e referências devem seguir as normas da ABNT.)

 

Formatação geral

Configurações do Documento

Formato · A4

Margens · Superior:4,0 cm; Inferior:2,0 cm; Esquerda:2,0 cm; Direita:1,5 cm

Tipo de fonte · Times New Roman

Idioma · Português · Palavras em estrangeiro: Sempre em itálico

Quantidade de páginas · mínimo de 10 e máximo de 15 páginas, considerando do título até o final das referências, incluindo anexos e apêndices (se houver).

 

Estrutura Geral do Relato

Título do relato · Tamanho 16, negrito, alinhamento centralizado, sempre em LETRAS MAIÚSCULAS.

Identificação do Autor e Coautor · Em cada linha colocar os seguintes itens: Nome do autor (sem titulação, como Prof., Dr, Me etc.) E-mail do autor Instituição de afiliação do autor * linha em branco * Nome do coautor (sem titulação, como Prof., Dr, Me. Etc.) E-mail do coautor Instituição de afiliação do coautor · Tamanho 12, alinhamento à esquerda.

Resumo · Parágrafo único e contínuo; · Entre 800 e 1000 caracteres com espaços; · Tamanho 12, justificado.

Citações · Norma ABNT; · Sistema Autor, ano para citações indiretas e Autor, ano, página para citações diretas

Agradecimentos · Os autores que desejam reconhecer assistência, incentivo de colegas, trabalho especial de equipe técnica ou apoio financeiro das organizações, devem fazê-lo após a última sessão do documento; · Tamanho 12, alinhamento à esquerda.

Referências · Norma ABNT; · As referências devem estar em ordem alfabética crescente respeitando o sistema autor, ano; · Incluir unicamente as referências citadas no relato, excluindo-se as que foram somente consultadas; · Referências de sites também devem seguir a norma ABNT.

 

Configurações dos Elementos Textuais

Títulos das sessões · Inicia-se com letra maiúscula e as demais em letras minúsculas; · Nunca inserir uma linha em branco entre título e texto; · Tamanho 14, negrito, alinhamento à esquerda.

Texto do relato · Nunca inserir uma linha em branco ao final ou entre parágrafos; · Não utilizar notas de rodapé; · Tamanho 12, alinhamento à esquerda.

· Consideram-se elementos visuais todas as figuras, tabelas e quadros;

· Os elementos visuais devem estar nítidos;

· Não é permitida a utilização de caixas de texto para inserção de títulos, legenda e/ou fonte;

· O texto deve estar escrito diretamente no Word, no corpo do relato;

· Figuras, tabelas não devem ser emolduradas, exceto os quadros;

· Todos os elementos visuais devem estar centralizados na página;

· Intitula-se como figuras as fotografias, desenhos técnicos, gráficos, ilustrações, SmartArt e printscreen.

· Os elementos visuais também devem estar em português. Caso seja inevitável utilizar em outro idioma, a tradução deverá constar logo abaixo do elemento, antes da fonte.

Título · Os elementos visuais devem ser identificados numericamente sequencial; Ex. Figura 1, Figura 2; Tabela 1; Tabela 2; Quadro 1, Quadro 2; · Após o identificador, deve conter o título do elemento visual; · Tamanho 10, centralizado.

Legenda · A legenda é opcional, deve ser aplicada unicamente em tabelas e quadros para explicações adicionais e escritas abaixo deles; · Tamanho 10, centralizado.

Fonte · Todo elemento visual deve ter sua fonte identificada, ainda que tenha sido elaborado pelo(s) autor(es). Se este for o caso, deve ser precedido pelo termo “Elaborado pelos autores”, ano; · Elementos visuais que não forem de autoria própria, devem-se usar o sistema Autor, ano, página; · Tamanho 10, centralizado.

Disposição · Devem estar disponibilizados verticalmente, respeitando as margens do relato.

Figuras · Intitula-se como figuras as fotografias, desenhos técnicos, gráficos, ilustrações, SmartArt e printscreen. · Devem estar sem bordas ou qualquer efeito do Word; · Não colocar imagem lado a lado. Se houver mais de uma imagem seguida, estas deverão estar uma embaixo da outra; · ATENÇÃO: NÃO SERÃO PERMITIDAS FOTOGRAFIAS QUE ENVOLVAM PESSOAS, MESMO QUE PARCIAIS OU NÃO IDENTIFICÁVEIS. AS FOTOGRAFIAS PERMITIDAS PODEM EXIBIR SOMENTE OBJETOS, ANIMAIS, CONSTRUÇÕES, MAQUETES, AMBIENTES ETC. A UTILIZAÇÃO DE FOTOGRAFIAS QUE NÃO OBEDEÇAM às CARACTERÍSTICAS DESCRITAS ACARRETARÁ DESABILITAÇÃO DO RELATO.

Tabelas · As tabelas contêm números e podem ser estatísticas de codificação, de conversão de unidades técnicas, de rotina ou controle e especiais; · Não utilizar cores de fundo; · As colunas não devem ser delimitadas por traços verticais, os traços horizontais superiores e inferiores ao cabeçalho e o traço final da tabela deve ter espessura 2 ¼ pontos; · Tamanho 10.

Quadros · Similar à tabela, porém pode conter também texto; · Não utilizar cores de fundo; · Linhas externas devem ter 1,5 ponto e as linhas internas, 1 ponto; · Tamanho 10, texto à esquerda em todas as células.

------------------------------------

Os participantes que tiverem seus relatos aprovados serão comunicados via e-mail, porém é de responsabilidade de cada participante a verificação da lista de aprovados pelo site do evento (https://cesu.cps.sp.gov.br/forumdemetodologiasativas/) e, no caso de dúvidas, entrar em contato com a Comissão Organizadora. O não recebimento do e-mail não é justificativa para o desconhecimento da aprovação.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Organizadora.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os periódicos publicados no Portal Publicações Cesu recebem tratamento dos dados pessoais de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados brasileira (Lei nº 13.709/2018), seus princípios e fundamentos.

Os dados solicitados para cadastro são aqueles relacionados à identificação para acesso e ao perfil acadêmico do usuário e serão utilizados unicamente para os serviços prestados por este portal, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os dados pessoais informados se restringem aos necessários para a viabilidade jurídica, tendo como finalidade a identificação do titular dos direitos e respectivo conteúdo.

Além de permitir o acesso ao sistema de submissão, avaliação e gerenciamento dos periódicos, os dados pessoais são coletados e armazenados para:

  • Gerenciar os dados internamente para desempenhar as funções realizadas pelo Comitê Editorial de cada periódico, como triagem e avaliação;
  • Realizar pesquisas internas, solucionar problemas e analisar dados;
  • Verificar e validar a identidade dos autores, para fins de cadastro e cumprimento da legislação;
  • Prevenir atividades potencialmente ilegais, combater fraudes e crimes cibernéticos;
  • Entrar em contato para comunicar informações sobre o periódico ou procedimento de manutenção no sistema.

A política de privacidade pode ser atualizada, mediante comunicação prévia aos usuários cadastrados. O direito de acesso de manutenção aos dados pessoais é fornecido pelo próprio sistema e, desejando excluir ou havendo dificuldades em alterá-los, a tratativa será  mediatamente atendida e respondida entrando em contato com o departamento responsável pelo portal Publicações Cesu pelo e-mail publicacoes.cesu@cps.sp.gov.br