Sobre a Revista

ISSN 2763-5333

Reflexões sobre a necessidade do desenvolvimento de competências profissionais e socioemocionais requeridas no século XXI já vinham tendo a adesão de escolas e educadores e com elas, a necessidade de mudar o espaço escolar e consequentemente, as metodologias de ensino e a inserção de recursos digitais pedagógicos, para melhor preparar cidadãos e futuros profissionais. No entanto, essas mudanças aconteciam a um ritmo lento em um mundo onde a velocidade das transformações é intensa. A resistência de muitos docentes e gestores foi um dos principais fatores dessa lentidão. Porém, devido a pandemia do coronavírus, em algumas unidades de ensino, as aulas presencias passaram a ocorrer remotamente, de forma online e síncrona, utilizando uma plataforma digital, como é o caso das Fatec e Etec, pertencentes ao Centro Paula Souza, acarretando diversas mudanças repentinamente.

Mudanças referentes ao espaço de ensino e aprendizagem, como a própria plataforma digital que acaba por expor o ambiente residencial do professor e do aluno, ao abrir as câmeras; necessidade de equipamentos pessoais (notebooks, PC, smartphone) e, consequentemente de conexão com a internet, necessidade de ministrar/assistir aulas pela plataforma digital e preparar e avaliar/realizar tarefas e avaliações (por ambas as partes). Todas as mudanças tornaram-se enormes desafios para professores, gestores escolares e alunos e, claro, para a qualidade do ensino.

Mas seguramente tivemos também pontos positivos!

Ficou mais evidente para os educadores que a aprendizagem ativa é capaz de promover a interação, por meio de trabalhos em equipes, onde a colaboração, a argumentação e a resolução de situações desafiadoras são capazes de promover o engajamento dos estudantes, a autonomia e desenvolver as competências profissionais e socioemocionais requeridas neste século. As aulas expositivas, que já estavam se tornando pouco eficientes, quando realizadas em plataformas digitais, demonstraram a existência de um vácuo, ou seja, a participação de poucos alunos, baixa interatividade, engajamento, desmotivação e cansaço. Demais fatores como a inibição e exposição de sua aparência ou residência, levaram os estudantes a optar por não abrir suas câmeras e não expor suas opiniões. Portanto, as metodologias ativas aliadas aos recursos digitais pedagógicos são capazes de revolucionar o ambiente digital e a aprendizagem dos alunos com maiores possibilidades de torná-la significativa, motivadora e inovadora.

Para que internalizem as metodologias ativas e os recursos digitais pedagógicos os professores devem ter consciência de que também estão em processo de aprendizagem. O aprendizado do ser humano, independe da profissão e será sempre contínuo, por isso é tão importante destacar os quatro pilares da educação (aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver). Com o professor não é diferente. Em ambiente remoto os primeiros passos aprendidos relacionaram-se a plataforma, seu funcionamento, os recursos disponíveis, entre outros, o que promoveu reflexões como a maneira de ensinar (metodologias ativas/recursos digitais pedagógicos) e, consequentemente, a de avaliar. Estamos voltando aos poucos ao ambiente físico e novas reflexões devem surgir.  A troca de experiências e encontros online são algumas das principais estratégias de aprendizagem para garantir o sucesso na formação continuada de professores para a educação híbrida de forma inovadora.

Compartilhar metodologias, recursos digitais pedagógicos e formas de avaliar, refletindo e buscando adaptações é uma das maneiras de evoluirmos para o novo cenário da educação, o ensino híbrido, uma vez que a aprendizagem acontece nos momentos de interação e conexão com os outros. 

As experiências compartilhadas podem contemplar também a gestão escolar. Tecnologias e infraestrutura, como internet, equipamentos, ambientes de aprendizagens inovadores, qualificação profissional e atualização curricular acendem um alerta aos gestores escolares, sendo desejável debater também sobre esses assuntos e os investimentos necessários.  

 Compartilhar as experiências adquiridas durante o processo enriquecerá o caminho a ser traçado para o futuro da educação e seus envolvidos.  Por esses motivos, a Cesu vem criando a cultura de debater assuntos relevantes à qualidade da educação, promovendo anualmente debates e trocas de experiências entre docentes e a comunidade interessada.

O Fórum de Metodologias Ativas, cujos anais levam o mesmo nome, tem como objetivo promover a reflexão sobre o assunto com docentes, gestores educacionais e empresas no que diz respeitos às metodologias de ensino e aprendizagem, por meio de debates e trocas de experiências.