Edições anteriores

  • Fórum de Metodologias Ativas
    v. 4 n. 1 (2023)

    Na IV edição do Fórum de metodologias Ativas, pôde-se refletir sobre as experiências dos docentes com a aplicação do ensino híbrido enquanto metodologia. Ele combina o ensino presencial com o ensino a distância, permitindo que os alunos tenham mais autonomia e flexibilidade para estudar. As metodologias ativas são uma ótima opção para serem aplicadas no ensino híbrido, pois elas permitem aos alunos o protagonismo, colocando-os no centro do processo de aprendizagem e incentivando o pensamento crítico e autônomo. Esse resultado foi possível pelas inovações dos professores em diferentes eixos tecnológicos.

     

  • Fórum de Metodologias Ativas
    v. 3 n. 1 (2021)

    Nos Anais deste Fórum o leitor irá se deparar com relatos de experiências de docentes que apontam as metodologias ativas de ensino e aprendizagem utilizadas em suas aulas, os recursos digitais pedagógicos e as formas de aplicar a avaliação. Desafios já existentes como os diferentes estilos de aprendizagem aliados a fatores decorrentes da pandemia, tais como a utilização de plataformas digitais para o desenvolvimento de aulas síncronas e online, assim como o aparelho onde as aulas são assistidas (smartphone/notebook) e a conexão com a internet evidenciaram a força do professor em se reinventar para exercer seu trabalho, a educação.

  • Fórum de Metodologias Ativas
    v. 2 n. 1 (2019)

    A escola vem se modificando desde o início do século XXI, com o advento das tecnologias de informação e comunicação, que tornaram possível a disseminação dos mais diversos conhecimentos em qualquer tempo e local. As modificações ocorrem em todos os níveis de ensino e se referem principalmente às práticas pedagógicas de ensinar e aprender assim como o próprio espaço escolar. Os professores já não são os únicos detentores do conhecimento e ensinar não mais se resume a expor conteúdos e sim a desenvolver competências, isto é, mobilizar conhecimentos para a resolução de problemas e conflitos, desenvolver a criatividade para possibilitar a inovação, saber argumentar, ter autonomia, ser resiliente, dominar as emoções, entre outras características desejadas no mercado de trabalho.

  • Fórum de Metodologias Ativas
    v. 1 n. 1 (2018)

    A temática deste primeiro volume do livro tem por base a importância da discussão sobre as mudanças ocorridas no cenário da educação, em virtude do uso das tecnologias de informação e comunicação no mundo globalizado. A disponibilidade da informação e sua elevada velocidade de disseminação torna obsoleta a educação praticada nos moldes tradicionais onde o professor atua como transmissor do conhecimento e os estudantes, receptores do mesmo. Uma nova concepção de ensino e aprendizagem vem à tona envolvendo a mudança cultural da escola e de todos os envolvidos, pois nessa abordagem o aluno exerce papel central, sendo o protagonista de seu próprio aprendizado, enquanto o professor, é mediador, orientador, tutor. Essa nova abordagem refere-se às metodologias ativas.