SALA DE AULA INVERTIDA: RELATO DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA EM GESTÃO DE PROJETOS

Autores

  • Gilberto Francisco de Oliveira Fatec Santana de Parnaíba

Palavras-chave:

Sala de aula invertida, Gestão de Projetos, Metodologia Ativa, Ensino Híbrido, Síncrona e Assíncrona

Resumo

A metodologia ativa de sala de aula invertida apresenta-se como um recurso de criação de um ambiente híbrido de ensino, em que o discente é estimulado a participar do processo de aprendizagem ativa em sala de aula, nomeado de síncrona, após desenvolver o estudo autônomo fora da sala de aula (atividade assíncrona). Este relato descreve o projeto desenvolvido pelos alunos do primeiro termo do curso superior de tecnologia de Ciência de Dados no componente curricular Gestão Ágil de Projeto. Neste trabalho é apresentado o planejamento das aulas, assim como os recursos utilizados e as entregas esperadas. Em pesquisa aplicada aos discentes no final do projeto, observa-se que apesar das dificuldades imposta pela metodologia ativa, em especial a gestão de tempo, os alunos consideraram o processo de aprendizagem útil para sua formação, avaliando a disciplina entre bom e muito bom, a ponto de sentirem-se em sua maioria confortáveis em ter outras disciplinas aplicando o conceito de sala de aula invertida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Oliveira, G. F. de. (2023). SALA DE AULA INVERTIDA: RELATO DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA EM GESTÃO DE PROJETOS. Fórum e etodologias tivas, 4(1), 266–277. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/149