SALA DE AULA INVERTIDA: RELATO DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA EM GESTÃO DE PROJETOS
Palavras-chave:
Sala de aula invertida, Gestão de Projetos, Metodologia Ativa, Ensino Híbrido, Síncrona e AssíncronaResumo
A metodologia ativa de sala de aula invertida apresenta-se como um recurso de criação de um ambiente híbrido de ensino, em que o discente é estimulado a participar do processo de aprendizagem ativa em sala de aula, nomeado de síncrona, após desenvolver o estudo autônomo fora da sala de aula (atividade assíncrona). Este relato descreve o projeto desenvolvido pelos alunos do primeiro termo do curso superior de tecnologia de Ciência de Dados no componente curricular Gestão Ágil de Projeto. Neste trabalho é apresentado o planejamento das aulas, assim como os recursos utilizados e as entregas esperadas. Em pesquisa aplicada aos discentes no final do projeto, observa-se que apesar das dificuldades imposta pela metodologia ativa, em especial a gestão de tempo, os alunos consideraram o processo de aprendizagem útil para sua formação, avaliando a disciplina entre bom e muito bom, a ponto de sentirem-se em sua maioria confortáveis em ter outras disciplinas aplicando o conceito de sala de aula invertida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fórum de Metodologias Ativas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.