APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: processo ensinoaprendizagem em disciplina de controle e planejamento da produção
Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas, Metodologia Ativa, ABPResumo
As metodologias ativas de ensino têm conseguido maior destaque ao método tradicional de aprendizagem com aula expositiva, por três principais razões, 1) “aprender a aprender” é mais significativo e útil do que aglutinar conhecimento. 2) a assimilação do saber advinda de um processo prático e experimental, tem se mostrado mais convincente do que o processo tradicional e 3) o método tradicional não desperta o interesse do aluno, tanto quanto as metodologias ativas. Entre as metodologias ativas de ensino, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) foi objeto desta pesquisa e aplicada na disciplina de Planejamento e Controle de Produção, no tema Práticas usuais em Gestão de Estoque. E seguindo um modelo de roteiro de aula, elaborado a partir da pesquisa realizada em referencial teórico, observou-se que os alunos consideraram a dinâmica da aula lecionada como importante para aprendizagem e relevante para sua formação profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Fórum de Metodologias Ativas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.