A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO CURSO DE FISIOTERAPIA COM ENSINO HIBRIDO

Autores

  • Izabel Alcina Soares Evangelista Universidade do Estado do Pará- UEPA

Palavras-chave:

Ensino, Produtividade, Aprendizagem

Resumo

As metodologias ativas são consideradas tendências atuais para o ensino superior valorizando o ensino híbrido, por inúmeras razões, tais como: o mundo moderno vem se transformando aceleradamente e pedindo mudança em todos os segmentos, seja no contexto social, político, econômico ou educacional, as instituições e ou organizações vem exigindo profissionais dinâmicos, proativos, participativos e, principalmente, que saibam trabalhar em equipe, valorizando as relações interpessoais e com domínio das tecnologias. Para Filmus (2004), o avanço científico-tecnológico passou a ser a principal referência para definir tanto o que será necessário ensinar e aprender no futuro quanto o tipo do trabalho pedagógico e tecnológico que os novos saberes serão encarregados de transmitir. Tais questões nos dão a certeza de que as Instituições de Ensino Superior - IES que valorizam esse tipo de formação abraçam a ideia do desenvolvimento de Metodologia Ativa de Aprendizagem. Neste contexto, a Universidade do Estado do Pará - Santarém torna-se pioneira na adesão das Metodologias Ativas entre as IES do Estado do Pará. Visto que, em 2006, implantou o curso de Medicina adotando do inglês Problem Based Learning PBL, ou Aprendizagem Baseada em Problemas-PBL/ABP com a descrição no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Em 2008, o curso de Enfermagem após reformular o seu PPC, assume a Metodologia da Problematização com base no Arco de Maguerez, e em 2016, o curso de Fisioterapia, também reformulou seu PPC e aderiu a três Metodologias Ativas: o PBL/ABP, a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e Team Based Learning – TBL, traduzido para Aprendizagem Baseada em Equipes – ABE. Somando a outras estratégias que os professores queiram desenvolver de acordo com o eixo e Componente Curricular a ser desenvolvido no semestre. Objetivos: Pesquisar e estudar a metodologia da problematização com o arco de Maguerez; planejar visitas em espaços da universidade e/ou da comunidade; registrar todo o processo das etapas do arco para a elaboração de um artigo. Referencial teórico: No mar de publicações e inúmeros teóricos dessa temática, alguns são selecionados para compor o plano de ensino do componente curricular de estudos e outros mais. O atual Projeto Pedagógico Curso - PPC do curso de Fisioterapia, revisado em 2019, pesquisa e estudos inicialmente foram embasados nos estudos de Berbel (2012, p. 59), em que afirma “tanto em Maguerez como em Bordenave, encontramos a preocupação com o desenvolvimento de esquemas de pensamento e raciocínio pelos aprendizes”. Para Bordenave e Pereira (2012, p.10), “A solução de problemas implica na participação ativa e no diálogo constante entre alunos e professores”. Evangelista e Ferreira (2018, p. 81), “Um modelo de aprendizagem ativa pressupõe e exige um aluno mais responsável por seu aprendizado, que faça algo além de assistir à exposição do professor e estudar o conteúdo indicado”. Moran (2015, p. 28), “O ensino é hibrido porque todos somos aprendizes e mestres, consumidores e produtores de informação e conhecimento. Metodologia: O estudo foi desenvolvido e fundamentado na Metodologia da Problematização com base no Arco de Charles Maguerez, considerando as cinco etapas, que é uma proposta de ensinagem e aprendizagem focada na pesquisa – ação, porque ela dá ênfase em cinco etapas muito bem definida no arco como explica Berbel (2012, 15), “etapa 1 – Observação da Realidade, etapa 2 – Pontos –Chave, etapa 3 – Teorização, etapa 4 – Hipótese de Solução, e etapa 5 – Aplicação à Realidade. Após o período de estudos sobre as metodologias ativas, principalmente as descritas no PPC de Fisioterapia. Em 23/09/21, realizamos uma visita para reconhecimento da UEPA, com os 27 alunos, organizamos dois grupos para facilitar a visita técnica em todos os múltiplos ambientes da instituição. Objetivos da visita: conhecer os espaços, o funcionamento e as pessoas que desenvolvem atividades nos setores e identificar situações problemas nesta visita. Em 30/09/21, em sala de aula, organizamos cinco grupos, sendo 2 grupos com 6 alunos e 3 grupos com 5 alunos. Os grupos refletiram, discutiram e selecionaram em média de 7 a 16 problemas observados durante a visita. Cada grupo elegeu um representante para escrever no quadro os problemas selecionados. Rendeu uma boa discussão, mediada por duas professoras da turma. Resultados: Foi uma trajetória de muito aprendizado, conseguimos realizar com sucesso todas as etapas do arco de Maguerez, que é a base da Metodologia da Problematização, essas etapas precisam ser bem planejadas e orientadas para haver êxito, visto que são etapas bem definidas como segue: na etapa.1. Observação da realidade: foi realizada uma visita técnica, na etapa 2. Pontos chave: em sala de aula, reuniu-se equipes de cinco alunos para discutir os problemas, na etapa 3. Teorização: estudos, pesquisa com fundamentação teórica, na etapa 4. Hipóteses de solução: a equipe discutiu sobre as várias hipóteses de resolução do problema e na etapa 5. Aplicação a realidade, foi a hora de fazer a ação acontecer. Todo esse movimento é uma realização da ação- reflexão – ação da aprendizagem significativa. Considerações: A metodologia da problematização com o arco de Maguerez é uma metodologia ativa, considerada uma estratégia pedagógica para sala de aula, mais completa, porque facilita a ensinagem e aprendizagem, contemplando a base do chamado tripé da universidade: “ensino, pesquisa e extensão”. Observando que as cinco etapas, envolvem alunos e professores nos três atos acadêmicos fundamentais: estudar, ler e escrever, valorizando do início ao fim das etapas, a pesquisa. É realidade, o protagonismo do estudante, sua autonomia, competência e habilidade do futuro profissional da Fisioterapia, com o desenvolvimento da Metodologia da Problematização.

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

Evangelista, I. A. S. (2023). A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO CURSO DE FISIOTERAPIA COM ENSINO HIBRIDO. Fórum e etodologias tivas, 4(1), 006–015. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/126