APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: processo ensinoaprendizagem em disciplina de controle e planejamento da produção

Autores/as

  • Gilberto Francisco de Oliveira Fatec Santana de Parnaíba

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Metodologia Ativa, ABP

Resumen

As metodologias ativas de ensino têm conseguido maior destaque ao método tradicional de aprendizagem com aula expositiva, por três principais razões, 1) “aprender a aprender” é mais significativo e útil do que aglutinar conhecimento. 2) a assimilação do saber advinda de um processo prático e experimental, tem se mostrado mais convincente do que o processo tradicional e 3) o método tradicional não desperta o interesse do aluno, tanto quanto as metodologias ativas. Entre as metodologias ativas de ensino, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) foi objeto desta pesquisa e aplicada na disciplina de Planejamento e Controle de Produção, no tema Práticas usuais em Gestão de Estoque. E seguindo um modelo de roteiro de aula, elaborado a partir da pesquisa realizada em referencial teórico, observou-se que os alunos consideraram a dinâmica da aula lecionada como importante para aprendizagem e relevante para sua formação profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-12-04

Cómo citar

Oliveira, G. F. de. (2018). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: processo ensinoaprendizagem em disciplina de controle e planejamento da produção . Fórum e etodologias tivas, 1(1), 077–081. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/170

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.