Metodologias Ativas: um estudo de caso de sua aplicabilidade em cursos diferenciados como proposta de validação ensino/aprendizagem
Keywords:
Metodologias Ativas, Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projeto), Empreendedorismo, Empreendedorismo e Negócios, Modelo de NegóciosAbstract
O artigo trata de um estudo comparativo do uso de metodologias ativas na disciplina de Empreendedorismo entre cursos e semestres distintos para a construção do saber pelos discentes. Como método de pesquisa, foi realizado um estudo de caso e aplicada a metodologia ativa Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projeto) para a construção de modelos de negócios organizacionais nos cursos de Análise de Desenvolvimento de Sistemas (1º. Semestre) da Fatec Ferraz de Vasconcelos e Gestão Comercial (6º. Semestre) da Fatec Santana de Parnaíba. O intuito desta pesquisa fora analisar se, esta metodologia ativa se mostraria equânime quando aplicada em cursos tão díspares quando analisados seus resultados finais. Conclui-se nesta pesquisa que, os resultados foram satisfatórios e, constata-se que o uso de metodologias ativas aplicada mesmo em cursos distintos e díspares facilita e aprimora o processo de ensino/aprendizagem por parte dos discentes.