APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APLICADA AO ENSINO DE SOCIEDADE E TECNOLOGIA: UM ESTUDO NOS CURSOS DE TEC. TRANSPORTE TERRESTRE E TEC. ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Autores

  • Antonio Lobosco Fatec Mauá

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sociedade e Tecnologia, Transporte Terrestre, Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Resumo

O artigo trata do uso de metodologias ativas na disciplina de Sociedade e Tecnologia nos cursos de Tec. em Transporte Terrestre e Tec. Em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Fatecs Tatuapé e Zona Leste para a construção do saber pelos discentes. Este estudo visa identificar se, metodologias ativas, podem ser aplicadas para diferentes tipos de perfil de curso e de alunos. Como método de pesquisa foi realizado um estudo com a aplicação da metodologia ativa Project-Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projetos) para a construção de saber pelos discentes sobre diferentes aspectos envolvendo o emprego de tecnologias atuais (Internet das Coisas, Big Data, Indústria 4.0, 5g, Sustentabilidade) apoiando a sociedade para o aprimoramento da qualidade de vida dos cidadãos. O intuito desta pesquisa fora analisar se a metodologia ativa baseada em projetos traria resultados díspares quando aplicado em cursos e discentes distintos quanto ao perfil, semestre e formação envolvidas no aprendizado da disciplina. Concluiu-se nesta pesquisa que, os resultados foram satisfatórios e, constatou-se que o uso da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos se mostrou adequada ao ensino da disciplina de Sociedade e Tecnologia em cursos e alunos distintos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Lobosco, A. (2023). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APLICADA AO ENSINO DE SOCIEDADE E TECNOLOGIA: UM ESTUDO NOS CURSOS DE TEC. TRANSPORTE TERRESTRE E TEC. ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. Fórum e etodologias tivas, 4(1), 049–061. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/133