O TRABALHO EM GRUPO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ESTIMULANDO A COOPERAÇÃO E O COMPARTILHAMENTO DO SABER EM SINTONIA COM O EDUCADOR

Autores

  • Iara Maria Soares de Assis Frade Universidade Federal de Ouro Preto
  • Samuel Alves de Assis Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Educação Matemática, Trabalho em grupo

Resumo

O relato abaixo aborda de uma atividade desenvolvida em um colégio particular, situado na cidade de Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. A atividade foi aplicada em junho de 2019 em uma turma de 6º Ano do Ensino Fundamental durante aulas de Matemática, empregando o Trabalho em Grupo, considerado como uma Metodologia Ativa de Aprendizagem. O objetivo principal da prática foi verificar formas alternativas de aplicação do Trabalho em Grupo, baseando-se nas estratégias das pesquisadoras Cohen e Lotan (2017), que objetiva o trabalho cooperativo, otimizando essa Metodologia como ferramenta de trabalho. Foi apresentado para os alunos dinâmicas de grupo mostrando a importância da cooperação, da discussão e das habilidades de cada indivíduo, utilizando estratégias de atribuição de papeis. Os resultados podem ser considerados inspiradores, não totalmente satisfatórios, pois ainda é necessário um amadurecimento dessa forma diferente de se trabalhar o Trabalho em Grupo, por parte dos alunos e professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2021

Como Citar

Frade, I. M. S. de A., & Assis, S. A. de. (2021). O TRABALHO EM GRUPO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ESTIMULANDO A COOPERAÇÃO E O COMPARTILHAMENTO DO SABER EM SINTONIA COM O EDUCADOR. Fórum e etodologias tivas, 3(1), 335–353. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/43