O TRABALHO EM GRUPO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ESTIMULANDO A COOPERAÇÃO E O COMPARTILHAMENTO DO SABER EM SINTONIA COM O EDUCADOR
Palabras clave:
Metodologias Ativas, Educação Matemática, Trabalho em grupoResumen
O relato abaixo aborda de uma atividade desenvolvida em um colégio particular, situado na cidade de Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. A atividade foi aplicada em junho de 2019 em uma turma de 6º Ano do Ensino Fundamental durante aulas de Matemática, empregando o Trabalho em Grupo, considerado como uma Metodologia Ativa de Aprendizagem. O objetivo principal da prática foi verificar formas alternativas de aplicação do Trabalho em Grupo, baseando-se nas estratégias das pesquisadoras Cohen e Lotan (2017), que objetiva o trabalho cooperativo, otimizando essa Metodologia como ferramenta de trabalho. Foi apresentado para os alunos dinâmicas de grupo mostrando a importância da cooperação, da discussão e das habilidades de cada indivíduo, utilizando estratégias de atribuição de papeis. Os resultados podem ser considerados inspiradores, não totalmente satisfatórios, pois ainda é necessário um amadurecimento dessa forma diferente de se trabalhar o Trabalho em Grupo, por parte dos alunos e professores.