YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO HÍBRIDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO
Palavras-chave:
Tecnologias digitais de informação e comunicação, ensino híbrido, YouTube, desenho técnico, metodologias ativasResumo
Práticas pedagógicas inovadoras, que se utilizem de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e permitam a participação mais ativa do alunado, são incentivadas por trazerem bons resultados não apenas no desempenho escolar, mas também por permitirem o desenvolvimento de competências socioemocionais relativas à capacidade de comunicação, trabalho em grupo e autonomia, que são tão almejadas no século XXI. Este trabalho visa a relatar uma experiência pedagógica realizada em duas turmas da disciplina Desenho Técnico de cursos superiores de tecnologia, em que o ensino híbrido foi utilizado como metodologia ativa de aprendizagem, sendo o YouTube a TDIC possibilitadora. Tal plataforma foi escolhida por ser gratuita e de fácil acesso, e demonstrou ser um instrumento pedagógico poderoso e democrático, de acordo com relatos dos estudantes, por permitir o desenvolvimento de competências específicas e também de competências socioemocionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fórum de Metodologias Ativas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.