YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO HÍBRIDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO

Autores/as

  • Daniel José Toffoli Faculdade de Tecnologia de Itaquera “Prof. Miguel Reale”

Palabras clave:

Tecnologias digitais de informação e comunicação, ensino híbrido, YouTube, desenho técnico, metodologias ativas

Resumen

Práticas pedagógicas inovadoras, que se utilizem de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e permitam a participação mais ativa do alunado, são incentivadas por trazerem bons resultados não apenas no desempenho escolar, mas também por permitirem o desenvolvimento de competências socioemocionais relativas à capacidade de comunicação, trabalho em grupo e autonomia, que são tão almejadas no século XXI. Este trabalho visa a relatar uma experiência pedagógica realizada em duas turmas da disciplina Desenho Técnico de cursos superiores de tecnologia, em que o ensino híbrido foi utilizado como metodologia ativa de aprendizagem, sendo o YouTube a TDIC possibilitadora. Tal plataforma foi escolhida por ser gratuita e de fácil acesso, e demonstrou ser um instrumento pedagógico poderoso e democrático, de acordo com relatos dos estudantes, por permitir o desenvolvimento de competências específicas e também de competências socioemocionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Toffoli, D. J. (2023). YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO HÍBRIDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO. Fórum e etodologias tivas, 4(1), 331–342. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/154