APLICANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS EM DISCIPLINA DE OPERAÇÕES MECÂNICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Silvestre da Silva Neto Faculdade de Tecnologia de Itaquera Prof. Miguel Reale
  • Daniel José Toffoli Faculdade de Tecnologia de Itaquera Prof. Miguel Reale

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Metodologias ativas, Usinagem

Resumo

Este trabalho relata o uso de metodologias ativas de ensino na disciplina de Operações Mecânicas - Oficina de um curso superior de tecnologia. Tais metodologias são fortemente incentivadas atualmente por permitirem não apenas o desenvolvimento de competências específicas da disciplina em que são aplicadas, mas também por possibilitarem ao estudante desenvolver competências socioemocionais relacionadas à capacidade de realizar pesquisas, comunicar-se eficientemente, trabalhar em grupo e adotar postura autônoma. Foi aplicada a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL), sendo necessário, no desenvolvimento do projeto, retomar conhecimentos de outras disciplinas para interpretar o problema, realizar pesquisas extraclasse e trabalhar em equipe para usinar uma morsa de bancada a ser utilizada no laboratório de usinagem da instituição. Os alunos mostraram-se motivados, participando ativamente de todas as etapas e demonstrando alcance dos objetivos de aprendizagem da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-01-2025

Como Citar

Silva Neto, S. da, & Toffoli, D. J. (2025). APLICANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS EM DISCIPLINA DE OPERAÇÕES MECÂNICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Fórum e etodologias tivas, 5(1), 051–062. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/463