APLICANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS EM DISCIPLINA DE OPERAÇÕES MECÂNICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, Metodologias ativas, UsinagemResumo
Este trabalho relata o uso de metodologias ativas de ensino na disciplina de Operações Mecânicas - Oficina de um curso superior de tecnologia. Tais metodologias são fortemente incentivadas atualmente por permitirem não apenas o desenvolvimento de competências específicas da disciplina em que são aplicadas, mas também por possibilitarem ao estudante desenvolver competências socioemocionais relacionadas à capacidade de realizar pesquisas, comunicar-se eficientemente, trabalhar em grupo e adotar postura autônoma. Foi aplicada a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL), sendo necessário, no desenvolvimento do projeto, retomar conhecimentos de outras disciplinas para interpretar o problema, realizar pesquisas extraclasse e trabalhar em equipe para usinar uma morsa de bancada a ser utilizada no laboratório de usinagem da instituição. Os alunos mostraram-se motivados, participando ativamente de todas as etapas e demonstrando alcance dos objetivos de aprendizagem da disciplina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Silvestre da Silva Neto, Daniel José Toffoli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.