METODOLOGIA ATIVA APLICADA EM UM CURSO TÉCNICO POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Palabras clave:
Metodologia, Ativa, Interdisciplinaridade, Aprendizagem, colaborativaResumen
Atualmente é fundamental a prática de aprendizagem colaborativa, visto que, esta prática aproxima as pessoas, faz com que o conhecimento se multiplique e as prepara para lidarem com as diversidades que existem na sociedade. Esta prática de ensino facilita aos alunos o desenvolvimento e discernimento do trabalho em equipe, a elevação e a multiplicação dos saberes individuais e alcançar valores como o respeito recíproco. A técnica também protege a liberdade de cada participante de exibir suas ideias, se manifestar e falar espontaneamente. Este artigo apresenta os conceitos de aprendizagem colaborativa, o conceito de interdisciplinaridade, e analisa um caso de interdisciplinaridade na atividade colaborativa, apresentado o passo a passo da execução, a finalização da atividade, os resultados alcançados com a atividade e um questionário respondido pelos alunos sobre a prática desse tipo de atividade.
Atualmente é fundamental a prática de aprendizagem colaborativa, visto que, esta prática aproxima as pessoas, faz com que o conhecimento se multiplique e as prepara para lidarem com as diversidades que existem na sociedade. Esta prática de ensino facilita aos alunos o desenvolvimento e discernimento do trabalho em equipe, a elevação e a multiplicação dos saberes individuais e alcançar valores como o respeito recíproco. A técnica também protege a liberdade de cada participante de exibir suas ideias, se manifestar e falar espontaneamente. Este artigo apresenta os conceitos de aprendizagem colaborativa, o conceito de interdisciplinaridade, e analisa um caso de interdisciplinaridade na atividade colaborativa, apresentado o passo a passo da execução, a finalização da atividade, os resultados alcançados com a atividade e um questionário respondido pelos alunos sobre a prática desse tipo de atividade.