A GESTÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE COM QUÍMICA, FÍSICA, INGLÊS E ESPANHOL: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA TÉCNICA
Palavras-chave:
Projetos interdisciplinares, Metodologias ativas, Engajamento, Aprendizagem colaborativa, Atividades práticasResumo
Este artigo traz o resultado da aplicação assertiva da interdisciplinaridade que transcende os projetos desenvolvidos na sala de aula, diante da atual realidade educacional profissional, para isso, buscou-se compreender a visão dos estudantes na concepção da Gestão do Conhecimento e o papel do professor para mobilizar as informações de modo coerente e crítico para efetivação da aprendizagem. Será abordado através de um estudo de caso dos projetos desenvolvidos em 2023 em todas as séries do Ensino Médio Integrado ao Técnico (MTec), na Etec Jacinto Ferreira de Sá, na cidade de Ourinhos (SP). Foram analisadas as práticas de informação estabelecendo parâmetros que apontem metodologias ativa/ inovadoras para a Gestão do Conhecimento na escola. Estudar as práticas de informação (criação, busca, socialização, uso e apropriação) estabelecer parâmetros que apontem as metodologias para a Gestão do Conhecimento nos projetos. Diante do processo de gestão, mediação, uso e apropriação da informação e do conhecimento, principalmente nos ambientes educacionais de escolas técnicas do Centro Paula Souza, espera-se que os estudantes sejam produtores ativos de informação e conhecimento através dos projetos interdisciplinares. Devido a poucas evidências dessa gestão faz-se necessário um estudo para demonstrar o processo de construção e disseminação desse conhecimento. Através de estudo de caso com todas as turmas do MTec, envolvidas nesse projeto, questionários e observação, além da pesquisa bibliográfica. Espera-se que com esse estudo identificar o processo de Gestão do Conhecimento nos projetos interdisciplinares, apresentando o papel dos alunos enquanto produtores ativos de informação e conhecimento. Apresentar como se desenvolve a Gestão do Conhecimento através da interdisciplinaridade entre os diversos componentes curriculares, neste caso química, física e espanhol, que favorece a percepção holística do curso pelo estudante, resultando em projetos pertinentes, relevantes e criativos diante das necessidades do curso, do mundo do trabalho, e das competências socioemocionais. O resultado desse trabalho foi muito importante para evidenciar que a aplicação das metodologias ativas são diferenciais para alcançar o engajamento dos alunos no processo do ensino e aprendizagem, e através dessa metodologia consegue envolvê-los de tal forma que torna os saberes fluem de modo significativo, participativo e com o resultado até melhor do que o esperado pelo docente. Portanto, mesmo dando mais trabalho desenvolver aulas através dessas metodologias o resultado esperado é muito melhor porque os alunos se dispõem a realizar as atividades e se envolvem.
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