UMA NOVA CULTURA DE AVALIAÇÃO A PARTIR DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS

Autores/as

  • Márcio Magalhães Fontoura Fatec Ipiranga

Palabras clave:

Avaliação Ativa, Metodologias Ativas, Projeto pedagógico, Evolução Formativa em espiral, Melhoria contínua

Resumen

Iluminados pelo conhecimento ampliado no 1º Fórum de Metodologias Ativas promovido pelo Centro Paula Souza, o artigo é uma breve síntese da exposição sobre um dos temas mais áridos da educação: a avaliação da aprendizagem. O objetivo foi exteriorizar uma inquietação quanto a necessidade de uma nova cultura de avaliação a partir do uso de metodologias ativas em face ao aluno que é nativo digital. Utilizou-se o método descritivo dos principais tópicos explorados no Fórum quanto ao tema. Destacase a necessidade de superar a cultura da prevalência dos aspectos quantitativos em detrimento dos qualitativos. Observou-se a importância da articulação do planejamento da avaliação com base no projeto pedagógico do curso e a demonstração da evolução formativa em espiral que tem na avaliação ativa e contínua um meio privilegiado para diagnosticar potencialidades e fragilidades, oferecer indicadores capazes de orientar o processo formativo e a consequente melhoria contínua. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-12-04

Cómo citar

Fontoura, M. M. (2018). UMA NOVA CULTURA DE AVALIAÇÃO A PARTIR DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS . Fórum e etodologias tivas, 1(1), 019–023. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/158