UMA NOVA CULTURA DE AVALIAÇÃO A PARTIR DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS
Palavras-chave:
Avaliação Ativa, Metodologias Ativas, Projeto pedagógico, Evolução Formativa em espiral, Melhoria contínuaResumo
Iluminados pelo conhecimento ampliado no 1º Fórum de Metodologias Ativas promovido pelo Centro Paula Souza, o artigo é uma breve síntese da exposição sobre um dos temas mais áridos da educação: a avaliação da aprendizagem. O objetivo foi exteriorizar uma inquietação quanto a necessidade de uma nova cultura de avaliação a partir do uso de metodologias ativas em face ao aluno que é nativo digital. Utilizou-se o método descritivo dos principais tópicos explorados no Fórum quanto ao tema. Destacase a necessidade de superar a cultura da prevalência dos aspectos quantitativos em detrimento dos qualitativos. Observou-se a importância da articulação do planejamento da avaliação com base no projeto pedagógico do curso e a demonstração da evolução formativa em espiral que tem na avaliação ativa e contínua um meio privilegiado para diagnosticar potencialidades e fragilidades, oferecer indicadores capazes de orientar o processo formativo e a consequente melhoria contínua.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Fórum de Metodologias Ativas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.