AS RELAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA ATRAVÉS DAS INTERAÇÕES VIA CHAT DA PLATAFORMA TEAMS: O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EM AULAS DE CÁLCULO

Autores/as

  • Nirlei Lima dos Santos Faculdade de Tecnologia “José Crespo Gonzales”
  • Mônica de Oliveira Pinheiro da Silva Faculdade de Tecnologia “José Crespo Gonzales”

Palabras clave:

Aulas síncronas, Gênero educacional, Atividades práticas, Habilidades Numéricas

Resumen

O ambiente virtual de aprendizagem tem se tornado uma ferramenta importante na área educacional. O objetivo deste relato é compreender as relações didático-pedagógicas mediadas pela plataforma Teams, com o uso do chat, um gênero educacional emergente, nas aulas de Cálculo, no curso Tecnologia em Eletrônica Automotiva, primeiro semestre de 2021.1 e 2021.2, durante a pandemia. O presente trabalho justifica-se pela dificuldade comumente observada na disciplina de Cálculo, durante as aulas via Teams, cuja ferramenta de comunicação principal é o chat, ressaltando o papel do estudante como agente ativo, tendo o professor como mediador no uso de ambientes virtuais de ensino. Além do referencial teórico sobre a educação por competência e chat educacional, a pesquisa baseou-se nos diálogos dos alunos e em relatórios gerados pelo site, nos quais se pôde perceber a contribuição do uso das interações em torno do objeto de aprendizagem, tendo como pano de fundo as inovações tecnológicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Santos , N. L. dos, & Silva, M. de O. P. da. (2023). AS RELAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA ATRAVÉS DAS INTERAÇÕES VIA CHAT DA PLATAFORMA TEAMS: O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EM AULAS DE CÁLCULO. Fórum e etodologias tivas, 4(1), 062–072. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/134