AS RELAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA ATRAVÉS DAS INTERAÇÕES VIA CHAT DA PLATAFORMA TEAMS: O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EM AULAS DE CÁLCULO
Palavras-chave:
Aulas síncronas, Gênero educacional, Atividades práticas, Habilidades NuméricasResumo
O ambiente virtual de aprendizagem tem se tornado uma ferramenta importante na área educacional. O objetivo deste relato é compreender as relações didático-pedagógicas mediadas pela plataforma Teams, com o uso do chat, um gênero educacional emergente, nas aulas de Cálculo, no curso Tecnologia em Eletrônica Automotiva, primeiro semestre de 2021.1 e 2021.2, durante a pandemia. O presente trabalho justifica-se pela dificuldade comumente observada na disciplina de Cálculo, durante as aulas via Teams, cuja ferramenta de comunicação principal é o chat, ressaltando o papel do estudante como agente ativo, tendo o professor como mediador no uso de ambientes virtuais de ensino. Além do referencial teórico sobre a educação por competência e chat educacional, a pesquisa baseou-se nos diálogos dos alunos e em relatórios gerados pelo site, nos quais se pôde perceber a contribuição do uso das interações em torno do objeto de aprendizagem, tendo como pano de fundo as inovações tecnológicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fórum de Metodologias Ativas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.