Educação 4.0 e as metodologias ativas aplicadas à área de Exatas

Authors

  • Rosângela Maura Correia Bonici FATEC Zona Leste
  • Jaime Sandro da Veiga FATEC Zona Leste

Keywords:

Metodologias ativas, educação 4.0, casos de estudos

Abstract

Atualmente muito se fala em Indústria 4.0 e seus impactos na sociedade e na Educação. É uma realidade na qual a tecnologia industrial está cada vez mais eficiente, mais inteligente, rápida e precisa. Muitas profissões se extinguirão, outras surgirão que demandarão novos profissionais qualificados, para planejar, executar e gerenciar as inovações. Como preparar os profissionais para esse novo mundo? Surge daí o conceito de a Educação 4.0 que pretende ser uma resposta às demandas que usará os recursos tecnológicos de maneira criativa por meio de metodologias ativas. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo descrever e avaliar dois casos de estudo, aplicados nas disciplinas de Matemática Financeira e Probabilidade e Estatística oferecidas em cursos superiores na modalidade a distância. As atividades visam relacionar teoria e prática, proporcionando: a interação entre estudantes, a tomada decisão acerca do caso proposto, a reflexão, a generalização, a motivação para os estudos, que são atributos esperados ao se utilizar metodologias ativas. As atividades foram disponibilizadas durante trinta dias na forma de Fórum de Discussão, dentro do ambiente on-line de aprendizagem onde os cursos são ofertados. Depois desse período foi disponibilizado um questionário on-line buscando identificar se os objetivos haviam sido atingidos. Os resultados mostram que ambas atividades atingiram o objetivo proposto e ainda proporcionaram a interação entre os estudantes e entre os estudantes e os tutores on-line.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-11-23

How to Cite

Bonici, R. M. C., & Veiga, J. S. da. (2019). Educação 4.0 e as metodologias ativas aplicadas à área de Exatas. Fórum e etodologias tivas, 2(1), 110–115. etrieved from https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/81