UMA EXPERIÊNCIA DE USO DA ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Sala de aula invertida, Ensino de estatísticaResumo
Este trabalho expõe uma experiência prática de uso da Metodologia Ativa de Sala de Aula Invertida aplicada em estudantes de uma Faculdade de Tecnologia localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo. Tem cunho qualitativo, usando a metodologia de pesquisa-ação, em que propomos uma ação no ambiente natural do aluno e buscamos aprimorar nossas abordagens pedagógicas por meio da reflexão a partir da ação. A disciplina de Estatística envolve conteúdos de estatística descritiva, medidas de tendência central e de dispersão, probabilidades, distribuição binomial, normal e de Poisson, amostragem, testes de hipóteses, regressão e modelo de regressão, e tem carga horária de 80 horas. Nessa experiência prática trabalhamos somente os conteúdos de estatística descritiva. As aulas foram realizadas no laboratório de informática e na sala de aula, que dispõe de Internet e projetor multimídia. Foi produzida uma apostila, vídeos e ainda indicamos livros e vídeos do youtube. O material foi disponibilizado no Weebly, que é um site gratuito. Os resultados mostraram que, com a proposta, as aulas de Estatística se tornaram mais dinâmicas, produtivas e contextualizadas, levando os alunos a uma aprendizagem mais significativa e ativa dos conteúdos abordados, além de possibilitar um aprimoramento das nossas abordagens pedagógicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Fórum de Metodologias Ativas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.