UMA EXPERIÊNCIA DE USO DA ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA

Autores

  • Rosângela Maura Correia Bonici Fatec Diadema

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Sala de aula invertida, Ensino de estatística

Resumo

Este trabalho expõe uma experiência prática de uso da Metodologia Ativa de Sala de Aula Invertida aplicada em estudantes de uma Faculdade de Tecnologia localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo. Tem cunho qualitativo, usando a metodologia de pesquisa-ação, em que propomos uma ação no ambiente natural do aluno e buscamos aprimorar nossas abordagens pedagógicas por meio da reflexão a partir da ação. A disciplina de Estatística envolve conteúdos de estatística descritiva, medidas de tendência central e de dispersão, probabilidades, distribuição binomial, normal e de Poisson, amostragem, testes de hipóteses, regressão e modelo de regressão, e tem carga horária de 80 horas. Nessa experiência prática trabalhamos somente os conteúdos de estatística descritiva. As aulas foram realizadas no laboratório de informática e na sala de aula, que dispõe de Internet e projetor multimídia. Foi produzida uma apostila, vídeos e ainda indicamos livros e vídeos do youtube. O material foi disponibilizado no Weebly, que é um site gratuito. Os resultados mostraram que, com a proposta, as aulas de Estatística se tornaram mais dinâmicas, produtivas e contextualizadas, levando os alunos a uma aprendizagem mais significativa e ativa dos conteúdos abordados, além de possibilitar um aprimoramento das nossas abordagens pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-12-2018

Como Citar

Bonici, R. M. C. (2018). UMA EXPERIÊNCIA DE USO DA ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA . Fórum e etodologias tivas, 1(1), 070–076. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/169

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)