USO DA METODOLOGIA FLIPPED CLASSROOM PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE TI

Authors

  • Dilermando Piva Jr. FATEC Itu
  • Angelo Luiz Cortelazzo Universidade de Campinas

Keywords:

Avaliação Formativa, Sala de Aula Invertida, Fundamentos de TI, SAA

Abstract

O trabalho destaca a melhoria do desempenho dos estudantes na disciplina de Fundamentos de Tecnologia da Informação, do Curso de Gestão de TI da Fatec Itu, após a utilização da metodologia “Flipped Classroomm” ou Sala de Aula Invertida. O êxito dessa aplicação deu-se pelo uso de um sistema informatizado denominado “Sistema de Avaliação da Aprendizagem” (SAA) que permitiu, semanalmente, a aplicação personalizada de avaliações montadas a partir de um banco de questões previamente constituído, e a elaboração de relatórios disponibilizados ao Professor que pôde perceber as dificuldades encontradas e os déficits de aprendizagem, corrigindo-os e lançando desafios para novas ações. O uso da metodologia concentrou-se nos 20% da disciplina onde havia o pior desempenho dos estudantes e, nas três turmas em que o método foi utilizado, houve um aumento superior a 65% no desempenho dos alunos na avaliação escrita em que os temas foram abordados. Os resultados mostram o sucesso da metodologia no envolvimento dos estudantes e na melhoria de sua aprendizagem em relação às abordagens tradicionais dos assuntos na mesma disciplina.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-12-04

How to Cite

Piva Jr., D., & Cortelazzo, A. L. (2018). USO DA METODOLOGIA FLIPPED CLASSROOM PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE TI . Fórum e etodologias tivas, 1(1), 024–028. etrieved from https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/159