USO DA METODOLOGIA FLIPPED CLASSROOM PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE TI
Palavras-chave:
Avaliação Formativa, Sala de Aula Invertida, Fundamentos de TI, SAAResumo
O trabalho destaca a melhoria do desempenho dos estudantes na disciplina de Fundamentos de Tecnologia da Informação, do Curso de Gestão de TI da Fatec Itu, após a utilização da metodologia “Flipped Classroomm” ou Sala de Aula Invertida. O êxito dessa aplicação deu-se pelo uso de um sistema informatizado denominado “Sistema de Avaliação da Aprendizagem” (SAA) que permitiu, semanalmente, a aplicação personalizada de avaliações montadas a partir de um banco de questões previamente constituído, e a elaboração de relatórios disponibilizados ao Professor que pôde perceber as dificuldades encontradas e os déficits de aprendizagem, corrigindo-os e lançando desafios para novas ações. O uso da metodologia concentrou-se nos 20% da disciplina onde havia o pior desempenho dos estudantes e, nas três turmas em que o método foi utilizado, houve um aumento superior a 65% no desempenho dos alunos na avaliação escrita em que os temas foram abordados. Os resultados mostram o sucesso da metodologia no envolvimento dos estudantes e na melhoria de sua aprendizagem em relação às abordagens tradicionais dos assuntos na mesma disciplina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Fórum de Metodologias Ativas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.