Pós-graduandos enquanto facilitadores de métodos ativos de aprendizagem

Autores

  • Jordana Barbosa da Silva Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP
  • Anielle Cristhine de Medeiros Takahashi Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP

Palavras-chave:

educação de pós-graduação, aprendizagem, ensino, metodologias ativas

Resumo

O objetivo deste relato é descrever as experiências de um grupo de 4 discentes do Programa de Pós-graduação de Fisioterapia enquanto facilitadores do ensino-aprendizagem baseado em metodologias ativas, durante atividades práticas de uma disciplina voltada a aplicação de metodologias ativas. Duas aulas de diferentes temáticas foram elaboradas e ministradas com base em métodos ativos de aprendizagem (1. Método de simulação modificado; 2. Fishbowl). Os pós-graduandos realizaram reuniões e discussões periódicas para elaboração do planejamento pedagógico das aulas e atuaram como facilitadores. O restante dos acadêmicos matriculado na disciplina participou da atividade no papel de “aluno”. Ao final dos encontros, os facilitadores receberam as considerações referentes a atividade realizada. A experiência contribuiu para a formação dos pós-graduandos e futuros docentes, visto que eles conheceram, vivenciaram e refletiram a respeito da aplicação de métodos ativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-11-2019

Como Citar

Silva, J. B. da, & Takahashi, A. C. de M. (2019). Pós-graduandos enquanto facilitadores de métodos ativos de aprendizagem. Fórum e etodologias tivas, 2(1), 195–199. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/94