UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O PROCESSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Jorge Raimundo da Trindade Souza Universidade Federal do Pará
  • Heloísa Glins Santos Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

metodologias ativas, educação inclusiva, ensino de Ciências da Natureza

Resumo

Este estudo qualitativo teve como objetivo avaliar a utilização de metodologias ativas em aulas experimentais de Ciências associadas a educação inclusiva em uma perspectiva investigativa com características semelhantes a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).Para isso, aplicou-se três experimentos de Ciências adaptados para alunos da educação básica com Deficiência Visual (DV´s). Os resultados apontam que é possível a inclusão escolar e social por meio de atividades ativas assistivas. Conclui-se que os alunos DV´s tiveram uma aprendizagem de acordo com os objetivos propostos na elaboração do material didáticos adaptados, com participação ativa dos alunos neste processo, constatando, portanto, a eficiência da metodologia desta atividade e a necessidade de práticas ativas exitosas no sentido de superar os obstáculos inerentes a realidade da educação inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2021

Como Citar

Souza, J. R. da T., & Santos, H. G. (2021). UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O PROCESSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Fórum e etodologias tivas, 3(1), 479–487. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/62