METODOLOGIAS ATIVAS E CULTURA MAKER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FATEC JUNDIAI

Autores

  • Ana Carolina Barros De Gennaro Veredas Faculdade de Tecnologia de Jundiaí Dep. Ary Fossen
  • Peter Jandl Junior Faculdade de Tecnologia de Jundiaí Dep. Ary Fossen

Palavras-chave:

cultura maker, impressora 3D, Design Thinking

Resumo

No atual momento em que se busca melhorar o processo de ensino e aprendizagem nas instituições educacionais, a fim de preparar os alunos, formando profissionais com habilidades demandadas pelo mercado e que estejam aptos para os desafios do futuro, as chamadas metodologias ativas e o uso de tecnologias educacionais inovadoras contribuem significativamente. Assim, implantar um espaço maker, ou de prototipação, com uso de impressora 3D no ambiente acadêmico é uma oportunidade onde a habilidade de pensar criativamente e de adaptar-se às transformações é incentivada. O objetivo do projeto aqui relatado, ainda em andamento, é o desenvolvimento e fabricação de uma impressora 3D,controlada por arduino, utilizando componentes eletrônicos de baixo custo, preferencialmente recicláveis ou reutilizáveis, como parte da criação de um espaço de prototipação na Fatec Jundiaí, com auxílio da estratégia de metodologia ativa Design Thinking.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2021

Como Citar

Veredas, A. C. B. D. G., & Jandl Junior, P. (2021). METODOLOGIAS ATIVAS E CULTURA MAKER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FATEC JUNDIAI. Fórum e etodologias tivas, 3(1), 280–287. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/37

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)