ESTUDO DO MEIO COM O PROJETO FARMÁCIA NO PARQUE
Palavras-chave:
Estudo do meio, Doenças Crônicas, InterdisciplinaridadeResumo
Profissionais de saúde devem conhecer a situação epidemiológica de sua comunidade. Por isso, é necessário inserir o aluno em atividades que contextualizem o processo ensino aprendizagem. A atividade objetivou permitir ao aluno o manuseio de instrumentos de aferição de HAS e DM, a interpretação dos resultados, compreender a importância do tratamento em doenças crônicas, perceber a interdisciplinaridade inerente à área de saúde e mostrar seu trabalho à população. Este relato de experiência traz o estudo do meio como prática pedagógica, envolvendo o curso técnico de farmácia da FIEB. Participaram da prática 66 alunos, sob supervisão dos 6 professores farmacêuticos, caracterizando a interdisciplinaridade. Os alunos desenvolveram materiais, como uma página em rede social, onde postaram conteúdos sobre hipertensão, diabetes e convites para o evento. Como aprendizado pedagógico, fica a certeza de que o trabalho em equipe é imprescindível para que projetos como o estudo do meio deem certo.