MÉTODOS ATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a aplicação da aprendizagem significativa

Autores

  • Milton Francisco de Brito Fatec Guarulhos
  • Alexandre Formigoni Fatec Guarulhos
  • João Roberto Maiellaro Fatec Guarulhos
  • Caio Flavio Stettiner Fatec Sebrae

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Ensino de Logística, Métodos ágeis

Resumo

O desenvolvimento de profissionais para a área de Logística pode ser otimizado com aulas organizadas a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa. Nesse estudo, de caráter exploratório, essa teoria foi aplicada na reorganização das aulas do CST em Logística. Em uma das turmas do curso, em 2016, (grupo experimental) foram utilizados organizadores prévios de memória para identificar se os resultados da aprendizagem seriam diferentes quando comparados com aulas tradicionais ministradas em uma outra turma, também em 2016 (grupo controle). Para avaliar as mudanças implantadas foi realizada um evento de resolução de problemas em uma loja de fast food, onde foi criado o caos no serviço de atendimento, para que os alunos observassem as operações para posteriormente passar por testes avaliativos. Para avaliar foram aplicados testes pré e pós-evento. Em 2017, repetiu-se a atividade, sem a realização do evento para verificar os resultados obtidos por um novo grupo de controle. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-12-2018

Como Citar

Brito, M. F. de, Formigoni, A., Maiellaro, J. R., & Stettiner, C. F. (2018). MÉTODOS ATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a aplicação da aprendizagem significativa. Fórum e etodologias tivas, 1(1), 093–097. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/173

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.