MÉTODOS ATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a aplicação da aprendizagem significativa
Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Ensino de Logística, Métodos ágeisResumo
O desenvolvimento de profissionais para a área de Logística pode ser otimizado com aulas organizadas a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa. Nesse estudo, de caráter exploratório, essa teoria foi aplicada na reorganização das aulas do CST em Logística. Em uma das turmas do curso, em 2016, (grupo experimental) foram utilizados organizadores prévios de memória para identificar se os resultados da aprendizagem seriam diferentes quando comparados com aulas tradicionais ministradas em uma outra turma, também em 2016 (grupo controle). Para avaliar as mudanças implantadas foi realizada um evento de resolução de problemas em uma loja de fast food, onde foi criado o caos no serviço de atendimento, para que os alunos observassem as operações para posteriormente passar por testes avaliativos. Para avaliar foram aplicados testes pré e pós-evento. Em 2017, repetiu-se a atividade, sem a realização do evento para verificar os resultados obtidos por um novo grupo de controle.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Fórum de Metodologias Ativas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.