AVALIAÇÃO FORMATIVA BASEADA EM JOGOS: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DO ENSINO DE INGLÊS PARA NEGÓCIOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Palavras-chave:
avaliação formativa, aprendizagem baseada em jogos, inglês para negócios, metodologias ativas, graduação tecnológicaResumo
Este artigo traz um relato de uma prática pedagógica aplicada em sala de aula e remotamente desenvolvida em duas instituições de ensino superior em cursos de graduação tecnológica na disciplina de inglês para negócios. Por meio da aprendizagem baseada em jogos, buscou-se como objetivo principal consolidar o aprendizado de itens gramaticais, vocabulário e expressões da área de negócios por meio de metodologias ativas mediadas por jogos digitais utilizados tanto em sala quanto remotamente. A avaliação formativa presencial e remota basearam-se em atividades variadas como: jogos de percurso; quizzes; jogos de memória; jogos de correspondência entre colunas; caçapalavras; palavras cruzadas, entre outros. A avaliação formativa baseada em jogos mostrou-se efetiva e positiva de acordo com a evidência coletada em sala de aula durante e após a prática de jogos na disciplina de inglês com foco em negócios nas turmas dos cursos investigados nesta pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fórum de Metodologias Ativas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.