Serivologia: aplicação da cultura maker nos cursos técnicos de Administração de Empresas, Contabilidade e Logística
Palabras clave:
Metodologias Ativas, Design Thinking, Educação Profissional, Cursos Técnico, SevirologiaResumen
O presente trabalho configura relato de experiência docente com a aplicação da ferramenta “Sevirologia”, inspirada na cultura maker (Do It Yourself) e divulgada pelo Projeto Pense Grande – Fundação Telefônica Vivo - durante o programa para formação de professores multiplicadores (ETEC e FATEC) no primeiro semestre de 2019. A prática foi direcionada aos cursos técnicos de Educação Profissional em Administração de Empresas, Contabilidade e Logística na Escola Técnica Estadual Professora Maria Cristina Medeiros, SP. Objetivou-se desenvolver uma experiência de aprendizagem propulsora do processo colaborativo entre os discentes, com foco na resolução de problemas e incentivo ao pensamento criativo, por meio da utilização de recursos disponíveis no ambiente em que o estudante se encontra. Como resultados, percebeuse que durante a elaboração dos projetos os alunos mostraram-se motivados, utilizando-se de um discurso argumentativo que reforçava a assimilação dos objetivos previstos para a aula. O caráter integrativo da atividade favoreceu a análise das habilidades e competências referenciadas para o exercício profissional de cada curso, interligando diferentes bases, conceitos e componentes curriculares.