Saberes e turmas compartilhadas: um relato de experiência

Autores/as

  • Ana Carolina Barros De Gennaro Veredas FATEC Jundiaí – “Deputado Ary Fossen”
  • Claudia Aparecida Longatti FATEC Jundiaí – “Deputado Ary Fossen”

Palabras clave:

Sala de aula compartilhada, Metodologia ativas, Mapa de empatia

Resumen

A sala de aula compartilhada é uma estratégia de metodologia ativa envolvendo a interdisciplinaridade, a fim de viabilizar uma melhor interação professor-professor, professores-alunos, alunos de diferentes turmas, e assim ser um elemento facilitador do processo de ensino aprendizagem e interação pedagógica de ensino. Nesta experiência, realizada no curso de Tecnologia de Gestão Ambiental, da Fatec- Jundiaí, foi realizada uma aula compartilhada envolvendo alunos dos 2º. e 4º. semestres, das disciplinas Poluição Ambiental I e Gerenciamento de Resíduos. O ponto comum ou questão norteadora trabalhada na aula compartilhada foi o fenômeno da adsorção/dessorção, presente na ementa das duas disciplinas, de forma distinta, porém complementar, de maneira que pode explorado e expandido durante a aula (teórica e prática). Ao final foi utilizada a ferramenta do mapa de empatia para avaliar a experiência da interdisciplinaridade com os alunos, que se revelou bastante positiva e motivadora. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-11-23

Cómo citar

Veredas, A. C. B. D. G., & Longatti, C. A. (2019). Saberes e turmas compartilhadas: um relato de experiência. Fórum e etodologias tivas, 2(1), 206–211. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/96