Proposta curricular para a formação do profissional 4.0 do curso superior de Manufatura Avançada e Indústria 4.0

Autores/as

  • Nirlei Santos de Lima FATEC Sorocaba – “José Crespo Gonzalez”

Palabras clave:

metodologias ativas, formação profissional, protagonismo, criatividade, currículo

Resumen

O Fatec Sorocaba implantou em 2018 o Curso Superior de Tecnologia em Manufatura Avançada e Indústria 4.0 com o objetivo de mover-se em direção à inovação, sustentabilidade e empregabilidade. A proposta curricular deste curso foca as estratégias de metodologia ativas para o aluno aprender por meio de situações concretas e ser protagonista no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste relato é apresentar competências desenvolvidas na disciplina Fundamentos de Interpretação e Produção de Textos, área multidisciplinar, utilizando os modelos sustentados de rotação por estação e aulas invertidas como também o processo de Design Thinking. As atividades durante o semestre estão interrelacionadas, estimulando os diversos aspectos cognitivo, emocional e sensorial envolvidos na experiência humana, sendo o processo de avaliação realizado por meio de uma rubrica de avaliação por competência. O desempenho dos alunos no semestre foi promissor, uma vez que a criatividade, a singularidade e a curiosidade ficaram evidentes nas atividades apresentadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-11-23

Cómo citar

Lima, N. S. de. (2019). Proposta curricular para a formação do profissional 4.0 do curso superior de Manufatura Avançada e Indústria 4.0 . Fórum e etodologias tivas, 2(1), 200–205. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/95