Desenvolvendo tecnologia para ensinar o uso de tecnologia: conceitos são mais importantes do que sistemas e interfaces
Palabras clave:
Aprendizagem colaborativa, ensino híbrido, avaliação continuadaResumen
A formação profissional necessita fornecer aos graduandos as ferramentas para atuar em empresas em que a tecnologia já não é um diferencial: é a principal estrutura a oferecer vantagens competitivas, novas abordagens para os negócios e novos formatos de ofertas de produtos e serviços. Os cursos de formação profissional não devem formar usuários de softwares, mas profissionais habilitados a reconhecer os diversos problemas que podem ser solucionados com seu uso, os conceitos que orientam seu funcionamento e as vantagens que advém de sua implementação pelas empresas. Utilizando o Didático Virtual, um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa, foi estabelecido um processo de parceria entre professor e alunos para desenvolvimento de habilidades e competências alinhadas às necessidades do mercado, aos requisitos da formação e a avaliação transformou-se em um processo contínuo capaz de aumentar o interesse e reduzir a retenção graças ao estímulo do protagonismo dos alunos em sala.