Criação de um atlas geográfico da população carcerária do Brasil usando as Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem

Autores/as

  • Eduardo Santos UNESP – Instituto de Ciência e Tecnologia, São José dos Campos

Palabras clave:

Atlas Geográfico, Metodologias Ativas, Cartografia Temática, Geoprocessamento, População Carcerária

Resumen

No início de 2017, fomos destaque em manchetes mundialmente relatando problemas em nosso sistema carcerário [ (1) ], centenas de famílias representadas nas pessoas de filhos, esposas e familiares foram marcadas definitivamente com os massacres ocorridos nos presídios pelo país. Esse foi o problema sugerido à V Turma de Tecnologia em Geoprocessamento, na disciplina de Cartografia para o uso de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem a fim de que aprendessem sobre Cartografia Temática, através da Elaboração de Atlas. O tipo de metodologia escolhida foi a “aprendizagem baseada em projetos” a ser realizada por uma empresa fictícia composta por todos os alunos matriculados e professor responsável. Juntos assumiram a responsabilidade da elaboração e entrega do atlas intitulado “Análise Geográfica da População Carcerária do Brasil”. O projeto foi concluído com êxito e o Atlas produzido e entregue a contento, apresentado em eventos internos da FATEC Jacareí. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-11-23

Cómo citar

Santos, E. (2019). Criação de um atlas geográfico da população carcerária do Brasil usando as Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem . Fórum e etodologias tivas, 2(1), 090–096. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/78