Aprendizagem em equipes sobre perspectivas do Endomarketing: desafio team based learning (TBL)
Palabras clave:
Team based learning (TBL), Brainstorming, desenvolvimento de competências, endomarketing, metodologias ativasResumen
Este relato de experiência descreve a atividade intitulada “Desafio TBL”. Aplicada para estudantes do quarto semestre do curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial da Fatec Ipiranga, a atividade utilizou a metodologia ativa team based learning (TBL, aprendizagem baseada em times). O “Desafio TBL” tem o objetivo de refletir individualmente e debater em equipe as perspectivas do Endomarketing (marketing para público interno de organizações). Entre as dificuldades encontradas, a principal foi gerenciar o tempo. Ao fim da aula, os estudantes avaliaram individualmente o processo e consideraram que integração, trabalho em equipe e comunicação foram os principais pontos fortes da atividade (e são, justamente, as competências desenvolvidas). Para os próximos semestres, o “Desafio TBL” deve ser aprimorado, somando a metodologia ativa flipped classroom (sala de aula invertida).