Aprendizagem baseada em problemas e produção de vídeos sobre globalização no ensino técnico integrado ao médio

Autores/as

  • André Luiz da Conceição ETEC Jundiaí – “Benedito Storani”

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Tecnologias Educacionais, Vídeo, Globalização, Linguagem Digital

Resumen

Esse trabalho teve como objetivo levar os alunos a refletir sobre os prós e contras da globalização, associado ao domínio da linguagem digital, por meio da produção e exibição de vídeos. Para isso fez-se a escolha da Abordagem Baseada em Problemas como metodologia ativa integrada a uma sequência didática interdisciplinar. Em termos de avaliação, foram definidos cinco critérios e quatro parâmetros de julgamento da qualidade e conteúdo dos vídeos. Devido ao aspecto amador das gravações uma das principais dificuldades identificadas foi a baixa qualidade do som no momento da exibição em sala de aula. Por fim, conclui-se que, de maneira geral, os vídeos apresentaram contribuições pertinentes para refletir de maneira diferenciada sobre aspectos de um tema complexo e em constante transformação. Associado a isso, os alunos desenvolveram habilidades e competências gerais dentro de uma matriz curricular em processo de implantação no Brasil, podendo contribuir para futuros trabalhos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-11-23

Cómo citar

Conceição, A. L. da. (2019). Aprendizagem baseada em problemas e produção de vídeos sobre globalização no ensino técnico integrado ao médio . Fórum e etodologias tivas, 2(1), 041–046. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/70