Aprendizagem Baseada em Problemas: experiências de implantação na Fatec Rubens Lara
Palabras clave:
Metodologias ativas, Aprendizagem Baseada em Problemas, LogísticaResumen
Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica nas disciplinas de Introdução à logística,
Gestão de Estoques e Gestão da Cadeia de Suprimentos, vespertino e noturno, no curso de Logística da Fatec Rubens Lara. Seu objetivo foi o de verificar a validade do processo de aprendizagem e a interação dos alunos em um novo procedimento de aprendizagem com atividades educativas baseada em metodologias ativas, aplicada nas disciplinas acima mencionadas. O método de avaliação da implantação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) foi qualitativa fundamentada em análise de conteúdo e quantitativa com o SPSS 21.0 envolvendo todos os alunos das disciplinas mencionadas. Os resultados obtidos mostraram que as metodologias ativas são viáveis e com resultados bem superior ao método tradicional de ensino.