UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM TEMPOS REMOTOS: O PODCAST LITERÁRIO
Palabras clave:
podcast, aprendizagem baseada em projeto, literatura, ensino remoto, linguagemResumen
O relato versa sobre a produção de um podcast, a partir da metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), com turmas de Ensino Médio e Ensino Técnico integrado ao Médio. A ideia surgiu diante das dificuldades encontradas durante as aulas remotas de 2020, como a participação e envolvimento dos alunos. As diretrizes para a utilização da metodologia utilizada foram baseadas, principalmente em NOGUEIRA (2009), BACICH e MORAN(2018) e DELIBERALI (2019). De acordo com a Base Nacional Comum Curricular e as competências e habilidades a serem desenvolvidas nessa etapa de ensino, a metodologia utilizada veio ao encontro dos principais objetivos, pois os estudantes conseguiram entrar em contato com a literatura e desenvolver a democratização do acesso à leitura por meio de uma nova linguagem. O resultado da experiência foi muito satisfatório diante do contexto atípico e alcançou as expectativas de ensino e aprendizagem tanto da comunidade discente quanto da atuação docente.