PROJETOS EM APRENDIZAGEM E SERVIÇO: UMA EXPERIÊNCIA COM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS DE DIFERENTES PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
Palabras clave:
Aprendizagem e Serviço, Projetos, Competências, Ensino Superior, DocênciaResumen
Este estudo analisa a percepção dos professores relacionada ao desenvolvimento de competências docentes a partir de projetos em Aprendizagem e Serviço (ApS). O ApS é uma metodologia ativa que combina aprendizagem acadêmico e formação para a cidadania e para a responsabilidade social. Embora o foco destes projetos seja geralmente a aprendizagem dos estudantes, as experiências em ApS permitem uma construção global e holística do conhecimento. Esta experiência foi iniciada com a formação prévia dos professores de diferentes países da América Latina, estudantes de um programa de pós-graduação em educação, em uma oficina de desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem e Serviço, a fim de realizar a formação necessária para que pudessem aplicar esta metodologia em suas respectivas práticas docentes. Posteriormente, esta investigação, baseada num paradigma misto, aplicou um questionário semiestruturado a 34 membros do grupo anterior, que confirmaram sua participação ativa em projetos ApS num contexto universitário. Os resultados mostram uma percepção positiva dos professores, em relação à aquisição de competências relacionadas coma cidadania e a responsabilidade civil, temas centrais de desenvolvimento nesta gama de projetos. No entanto, o estudo adverte para a necessidade de formação específica para o melhor aproveitamento em sala de aula desta metodologia.