O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APOIO À RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA MATEMÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS, COMO LTERNATIVA DURANTE PANDEMIA DO COVID-19

Autores/as

  • Willian Christian de Assis Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Sérgio Renato Pereira Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Palabras clave:

Análise Crítica-Reflexiva, Aprendizagem Baseada em Problemas, Tecnologias Digitais, Metodologias Ativas

Resumen

A experiência se passa no contexto escolar remoto, devido à pandemia do Corona Vírus(Organização Mundial da Saúde - OMS), com alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escolado sistema público de ensino na cidade de Santa Luzia/MG. Está fundamentada na perspectivada Aprendizagem Baseada em Problemas ABP, com as tecnologias digitais objetivando investigar um problema familiar envolvendo questão ambiental, consumo de água e contribuições do uso consciente. Os dados foram coletados pelos estudantes por meio das mídias sociais, e encaminhados para análise e tratamento das informações. Esta atividade na aula de Matemática contribuiu para que os estudantes fizessem uma análise crítica-reflexiva sobre a importância da água a identificando como bem precioso e findável e ao seu uso racional. As metodologias ativas ligadas ao cotidiano dos alunos poderão conduzi-los à autonomia, ressignificando teoria e prática, dando significado à aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-08-30

Cómo citar

Assis, W. C. de, & Pereira, S. R. (2021). O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APOIO À RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA MATEMÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS, COMO LTERNATIVA DURANTE PANDEMIA DO COVID-19. Fórum e etodologias tivas, 3(1), 344–353. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/44